fbpx

Como calcular a taxa de conversão do meu site?

como-calcular-a-taxa-de-conversao-do-meu-site

Muito se fala em alcançar a melhor taxa de conversão quando falamos em marketing digital, mas primeiro devemos identificar o que é conversão para o nosso negócio antes de começar a medi-lo, e então saber como calcular a taxa de conversão do seu site.

Podemos chamar de conversão toda ação valiosa que um visitante realizar no nosso site, como um cadastro numa newsletter, clique em um botão específico, compra de algum produto ou visita a uma página específica.

A partir do momento que essas informações começarem a ser medidas, basta você aplicar o seguinte calculo para chegar à taxa de conversão daquela ação específica que você quer medir:

Quantidade de conversões / Quantidade de visitas na página ou site

O que é uma boa taxa de conversão?

Concorda que algumas ofertas terão maior conversão que outras? Por exemplo, a probabilidade de uma assinatura de newsletter acontecer é bem maior que uma compra de um produto, por se tratar de uma ação que não envolve nenhum gasto para o visitante.

Por isso sempre devemos analisar as taxas de conversão de acordo com o estágio do funil de vendas que ela se encontra, e de acordo com o segmento do seu negócio.

No entanto, existem estudos de benchmarking que respondem exatamente à essa pergunta, baseado em contas de anúncios do Google Ads para milhares de empresas de um segmento específico. São eles:

  • Jurídico: 6,98%
  • Carros: 6,03%
  • B2B: 3,04%
  • Serviços: 6,64%
  • Encontros & Pessoal: 9,64%
  • E-Commerce: 2,81%
  • Educação: 3,39%
  • Finanças: 5,10%
  • Saúde: 3,36%
  • Bens para Casa: 2,70%
  • Serviços para Indústria: 3,37%
  • Imobiliário: 2,47%
  • Tecnologia: 2,92%
  • Turismo: 3,55%

Fonte: Wordstream

Conclusão

Não basta somente entender como calcular a taxa de conversão do seu site, tem que entender o peso que aquela ação tem para seu visitante e qual o seu segmento de atuação.

De posse desses números, inicia-se o trabalho de CRO (Conversion Rate Optimization), onde você vai analisar o comportamento do usuário nas páginas do seu site e identificar pontos de melhoria a fim de converter mais oportunidades.

E você, quais os indicadores de conversão que fazem sentido para seu negócio? Qual o percentual de conversão que o seu segmento apresenta em comparação à outros concorrentes de mercado? Deixe sua opinião nos comentários!

Posts relacionados:

Deslize para ver mais >