Como precificar o seu planejamento de campanha do Google Ads?

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Desenvolver e executar um planejamento de campanha do Google Ads e toda a estratégia de marketing digital não é tarefa fácil. É preciso ter profissionais de excelência, técnica com as ferramentas e um entendimento completo da realidade do cliente.

Todos esses pontos refletem na precificação do seu serviço. É importante achar o tom entre o “lucro justo” e o “pagar para trabalhar”. A definição desses valores podem depender de acordo com a localização do cliente, tamanho da empresa, tempo de mercado…

Para te ajudar a precificar da melhor forma o seu trabalho, te mostro agora alguns pontos que podem te ajudar muito na decisão. Sem contar que isso também fará toda a diferença para o seu firmamento financeiro. Descubra a seguir!

As etapas do trabalho

Entender a metodologia para criação da estratégia para seu cliente é o primeiro movimento para precificar o trabalho. Vamos relembrar algumas dessas etapas: 

A primeira dela é constituída pelo onboarding, que representa o momento de entender os objetivos daquele cliente, as configurações necessárias e quais são as possibilidades para desempenho do trabalho.

Seguindo, temos o setup inicial, quando você criará o site do cliente ou fará os ajustes na página existente, listará todos os acessos e plataformas disponíveis e afins.

Depois, entra a parte de manutenção da conta, que é o momento em que você acompanhará o desempenho do trabalho, as campanhas, gerenciar valores, apresentar resultados, etc

Sugestão de valores no planejamento de campanha do Google Ads

Onboarding e setup

Como essa é etapa mais importante do projeto, já que sem ela, muito provavelmente, nenhuma campanha ou estratégia não performará bem, você pode colocar um valor base entre R$1.000,00 a R$2.000,00.

O maior maior valor estará concentrado aqui, pois essa parte é a que demandará mais do seu trabalho.

Você pode colocar o prazo de entrega dessa etapa entre 15 a 30 dias. Pode ser que ela se estenda um pouco caso algo demore mais que o planejado, como o recebimento de algum acesso pelo próprio cliente, por exemplo. 

Então, comunique ao cliente que pode acabar levando cerca de 45 dias caso isso aconteça.

Como forma de negociação, sugiro que você ofereça um parcelamento do valor em até 3 vezes, ou dê um desconto para pagamento à vista. Isso facilita na hora de fechar a proposta comercial.

Manutenção da conta

Aqui, você pode trabalhar de duas maneiras: 

A primeira, é cobrando um valor base de acordo com o quanto o cliente investe por mês. Por exemplo, se o cliente investe até R$2500,00, você cobrar um valor fixo por mês, já que o trabalho será o mesmo. Isso dará garantia que você vai ter um lucro mínimo para trabalhar e gerenciar a conta daquele cliente.

Já na segunda, você cobra 20% sobre a verba de investimento no Google Ads. Dessa maneira, você consegue colocar um valor baixo de manutenção, mas, ao mesmo tempo, ter uma quantia recorrente.

Mais que R$2.500,00 de Ads

Para clientes que tem uma faixa de investimento maior que R$2.500,00 no Google Ads, é justo que você também receba mais por isso, pois quanto maior valor de investimento, maior é o esforço de manutenção que você terá.

Não te darei sugestão de aumento, pois recomendo que o faça de acordo com o valor investido do cliente.

Pagamento

O formato de cobrança deve ser de recorrência mensal. Então, todo mês você define um dia com cliente para envio boleto com o valor do seu serviço de planejamento de campanha do Google Ads. 

É importante dizer que quando você cobrar sobre a porcentagem em cima da verba de anúncio, que você defina um dia de fechamento do boleto. Assim, você poderá contabilizar quantos reais foram gastos daquele mês e, a partir daí, gerar o seu valor de cobrança. 

Dica da Lambda

Ofereça contratos ao cliente semestrais ou anuais. Dê preferência para os anuais. Mas se o cliente questionar, ofereça o período semestral. Menos que isso é impossível, já que não há tempo suficiente para obter resultados expressivos e nem do próprio cliente enxergar o valor no trabalho feito. 

E para continuar a ajuda, fiz uma análise do relatório da Resultados Digitais e Rock Content sobre precificação de serviços. Esse relatório é mais abrangente, mas ainda assim consegue te ajudar sobre como cobrar pelos serviços de planejamento de campanha do Google Ads. Clique aqui para ler!