Como usar o marketing indireto para aumento de vendas?

Como usar o marketing indireto para aumento de vendas? Investir em publicidade requer estratégia e análise de oportunidades. Nem sempre a propaganda mais explícita é a que gera mais conversões. O marketing indireto pode ser uma opção muito lucrativa.

Essa modalidade de divulgação consiste em promover a marca em contextos que não são tradicionalmente publicitários.

As marcas de automóveis e bebidas que aparecem de forma casual nas novelas, por exemplo, estão ali por causa do marketing indireto. Esse tipo de marketing é interessante por ser mais sutil. 

No lugar do anúncio em letras garrafais incentivando o cliente a comprar um produto ou serviço, há as aparições “descompromissadas” em meios como:

  • Filmes;
  • Vídeos;
  • Camisas de times de futebol;
  • Videogames.

No entanto, se engana quem pensa que o marketing indireto é menos efetivo. 

Ao apostar em estratégias menos agressivas, a marca está buscando se consolidar no subconsciente das pessoas. 

Dessa forma, a marca será associada a uma lembrança agradável, como uma partida de futebol vitoriosa ou um bom filme, o que resulta em conversões a longo prazo.

A seguir, vamos falar mais sobre o que é preciso para dar início a uma estratégia de marketing indireto.

Conheça seu público

Todo planejamento de marketing precisa de informações para ser implementado. Com o marketing indireto não é diferente.

O grande diferencial é conhecer seu público-alvo com profundidade.

Informações como média de idade, gênero, hábitos de consumo e profissão servem para guiar as ações da empresa. 

Afinal, o cliente é a grande razão por trás de toda empresa de sucesso.

Sabendo das características dos clientes, você ganha mais segurança para delinear as ações de marketing indireto e as chances de investir nos lugares errados caem.

Os hábitos de consumo, em especial, são importantes para o marketing indireto. Eles revelam quais produtos as pessoas consomem. Com essa informação valiosa, sua empresa tem as ferramentas para ir até onde o consumidor está.

Agora que você sabe desse grande diferencial, continue lendo para conhecer as principais estratégias de marketing indireto.

Estratégias de marketing indireto

É importante destacar que o marketing indireto não deve substituir outras formas de divulgação, como o marketing de conteúdo e anúncios convencionais.

Ele deve ser integrado a um plano de comunicação conforme as necessidades e possibilidades da empresa. 

Com isso em mente, confira estratégias de marketing indireto ideais para a sua empresa:

Filmes

Ninguém espera encontrar publicidade em produtos audiovisuais. Por isso, deve ser feito com muita sutileza e contexto.

Basta a protagonista aparecer segurando uma garrafa de refrigerante com o rótulo virado para a câmera.

Isso já introduz a marca para o subconsciente do espectador e garante que no futuro ele lembrará dela com carinho.

Vídeos

Os vídeos são um dos produtos mais consumidos na internet. Investir nessa forma de inbound marketing pode abrir novos mercados para sua empresa.

Os vídeos podem ser produzidos com a participação de influencers, pois você estará personalizando seu marketing.

Isto é, levando em conta os hábitos de consumo dos clientes para chegar até eles da forma mais efetiva e contextualizada possível.

Camisas de times de futebol

Essa modalidade de marketing é uma das mais comuns no mundo esportivo. Os jogadores ostentam os logotipos dos patrocinadores do time nas camisas, que são objeto de desejo dos torcedores.

Em vez de fazer anúncios convencionais, como no Twitter Ads, é interessante associar a marca a alguma personalidade com público já estabelecido.

Sendo assim, peças de roupa se transformam em publicidade ambulante, desde os jogadores até os torcedores do time.

Os naming rights (concessão dos direitos de nome de estádios para empresas) e as placas publicitárias nas laterais do campo são também formas de marketing indireto.

Videogames

Nem mesmo os jogos de videogame escapam. Por que não aproveitar o momento de lazer para promover sua marca em um contexto divertido?

O modo de fazer isso nos videogames é semelhante aos jogos de futebol: expor os anunciantes nas placas publicitárias nas laterais do campo e nas transições de tela.

Jogos de corrida também são notórios por isso, devido ao grande número de fabricantes de carros presentes. 

Conclusão

Nesse texto você conheceu o marketing indireto, suas características, estratégias e vantagens.

Como pode ver, esse tipo de divulgação está presente em vários lugares e é muito útil para conquistar público sem ser invasivo.

Afinal de contas, a publicidade tradicional, apesar de imprescindível, pode ser invasiva às vezes.

A palavra-chave do marketing indireto é contexto, com ele toda a ação ganha força porque confere naturalidade à propaganda.