Conheça as principais variáveis no Google Tag Manager

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Quais são as principais variáveis no Google Tag Manager? Trazendo esse conceito para o mundo da tecnologia e, principalmente, da ferramenta Google Tag Manager, uma variável é responsável por armazenar dados do comportamento do usuário em determinada ação/momento no site e comunicar essa informação para os servidores do Google. Vamos descobrir agora quais são elas.

As principais variáveis dentro do GTM

As variáveis são divididas em: 

-Pré-definidas
-Personalizadas

As pré-definidas são variáveis padrões disponíveis em todas as contas, e as personalizadas são definidas pelo usuário para armazenar uma informação específica.

As principais variáveis no Google Tag Manager são: de páginas, utilitários, erros, cliques e formulários.

Páginas

São variáveis que armazenam informações relacionadas ao endereço do site ou de sites externos

  • Page Hostname: retorna somente o hostname
    • Exemplo: lambamarketingdigital.com.br
  • Page Path: retorna somente o caminho relativo da página
    • Exemplo: conheca-as-prinicipais-variaveis-no-google-tag-manager
  • Referrer: retorna a url da página que enviou o visitante para o seu site
    • Exemplo: https://www.lambdamarketingdigital.com.br/ ou http:/www.facebook.com/

Utilitários

São variáveis que possuem informações definidas na conta do Google Tag Manager

  • Event: Nome do evento que disparou uma ação (como ‘click’ ou ‘scroll’)
  • Environment name: Nome do ambiente definido na conta do GTM
  • Container ID: ID do container 
  • Container Version: Versão atual do container
  • Random Number: Número aleatório gerado
  • HTML ID: ID que representa a página HTML

Erros 

São as variáveis preenchidas quando uma exceção acontece no código Javascript da página.

  • Error Message: retorna a mensagem de erro da exceção
  • Error Line: retorna a linha do código fonte onde o erro aconteceu
  • Error URL: retorna a URL da página onde o erro aconteceu
  • Debug Mode: exibe se o GTM está em modo debug (para depuração de erros) ou não

Clicks

São as informações repassadas à camada de dados sempre que um clique é executado em qualquer local da página

  • Click Element: tag HTML do elemento clicado
  • Click Classes: classe CSS do elemento clicado
  • Click ID: ID do elemento HTML clicado
  • Click Target: valor do atributo target, quando presente, no elemento clicado
  • Click URL: URL da página que o clique aconteceu
  • Click Text: texto do elemento clicado

Formulários

São as informações repassadas à camada de dados sempre que um formulário é submetido em uma página (não se aplica para formulários AJAX

  • Form Element: tag HTML do elemento que submeteu o formulário
  • Form Classes: classe CSS do formulário enviado
  • Form ID: ID do formulário enviado
  • Form Target: indica a ação que o formulário foi submetido (POST, GET, etc)
  • Form URL: URL que o formulário foi submetido
  • Form Text: Texto dentro do elemento form

Conclusão

Depois de entender para que serve cada uma das principais variáveis do GTM, você deve se perguntar: o que fazer com isso agora?