Como criar campanhas de tráfego pago para E-commerces

Criando campanhas de tráfego para E-commerces. Neste artigo falaremos sobre campanhas de tráfego para e-commerce e como utilizamos as estratégias para atrair novos clientes e consequentemente fechar novas vendas. Iniciaremos falando um pouco do comportamento do consumidor online.

Os clientes de e-commerce não têm lealdade com marcas ou lojas específicas. Eles buscam por experiência, qualidade, além de sempre procurar por lugares que ofereçam mais benefícios que os concorrentes.

Além disso, ao comprar em lojas físicas, geralmente os vendedores chegam com todas as informações sobre aquele produto. No e-commerce, você tem a possibilidade de navegar por vários produtos e selecionar qual o melhor para você. 

Impulsionados pela pandemia, as pessoas buscam por comprar online, já que os benefícios são maiores e é possível saber se aquele produto é de boa qualidade através dos depoimentos dos demais consumidores. 

Pensando em um cenário hipotético de uma marca estabelecida, mas que ainda não tem uma presença online forte, precisamos entender alguns conceitos. Primeiramente, falaremos sobre o alcance, são as pessoas que visualizaram os nossos materiais, por exemplo, se o anúncio teve um alcance de mil pessoas, significa que mil pessoas diferentes foram impactadas por ele.

As impressões são a quantidade de vezes que um anúncio foi exibido. Então, nosso anúncio alcançou mil pessoas e teve duas mil impressões, quer dizer que cada pessoa visualizou o anúncio duas vezes, então, é comum e normal que o número de impressões vai sempre ser maior que o alcance das suas campanhas de tráfego.

Os cliques representam a quantidade de pessoas que clicaram, de fato, no anúncio. Então, foi alcançado mil pessoas e o anúncio apareceu duas mil vezes. Caso os anúncios tenham sido clicados 150 (cento e cinquenta) vezes, então o número de cliques, de ações, de resultados, normalmente, sempre vai ser menor que pessoas alcançadas e anúncios impressos. 

O CTR é uma sigla do mundo do tráfego pago, que significa click-to-rate. Ele representa o percentual entre pessoas que veem o seu anúncio e a quantidade de pessoas que executam uma ação. Portanto, quanto maior o seu índice CTR, mais relevante o seu anúncio é para aquele público que está sendo impactado. Dessa forma é o percentual de pessoas que clicaram no anúncio dividido pelas pessoas que visualizaram o anúncio. 

Entendendo as estratégias de Tráfego Pago para E-commerces

Quando falamos de estratégia de ticket médio, precisamos entender como o funil de vendas funciona, pois, começaremos nossa estratégia de baixo para cima, ou seja, se o nosso ticket médio é de R$ 150,00 e a meta é R$ 45.000, é preciso fechar 300 pedidos/mês, que equivale a 1% da conversão. 

Para fechar os 300 pedidos/mês, é preciso fechar 3000 carrinhos, o que equivale a 10% da conversão. Portanto, para que todo o seu esforço seja válido, além dos recursos investidos, é preciso que estes números sejam alcançados.

Acompanhando o caminho do funil de vendas, para chegarmos aos valores citados anteriormente, é preciso ter 30.000 cliques, o que representará 2% de CTR (Taxa de cliques) e para isso, é necessário alcançar 1.500.000 pessoas, com o CPC (Custo por clique) a 0,30 centavos. Então, esta estratégia custará R$10.000. 

Pensando em todas as etapas do funil de vendas de tráfego pago para e-commerces

Para seguirmos com a estratégia, precisamos pensar em todas as etapas do funil, pois temos públicos em todas elas. É preciso criar anúncios para cada um deles, ou seja, para os desconhecidos que não conhecem a sua marca, para as pessoas que já navegaram em seu site, mas não realizaram nenhuma ação, clientes que já adicionaram produtos no carrinho e não concluíram a venda e os que já compraram pelo menos uma vez. 

Para chamar a atenção das pessoas desconhecidas, trabalhe com preços promocionais e ofertas imperdíveis, algo que prende a atenção para o seu produto. No tipo de funil, faça anúncios que mostram mais da sua gama de produtos, outras opções que encaixe no perfil do seu cliente. 

O público de meio de funil precisa apenas de um incentivo para concluir sua compra, por isso, ofereça cupons de desconto ou até mesmo frete grátis. Finalizando o nosso funil, nossos clientes fiéis vão receber outro tipo de anúncio, com novas coleções, lançamentos, além de já fazer parte do clube de clientes vips. 

E quais ferramentas devemos usar em cada etapa do funil? Para os desconhecidos, utilize as ferramentas do Google Search Network, Google Shopping, Youtube Ads e Facebook Ads, principalmente se você trabalha com produtos de desejo, como roupas, que precisam das fotos para demonstração.

No topo do funil, uma das melhores ferramentas a serem utilizadas é o Google Display, que serve como um lembrete para aquele usuário, pois assim ele vai relembrar daquele produto que estava procurando em algum momento. 

Para meio de funil, podemos usar a rede de display do Google para anúncios dinâmicos. Existe uma ferramenta hoje no mercado chamada Criteo. Ela é a responsável por pegar todos os produtos da sua loja e conforme o perfil de navegação do usuário dentro do seu site, quando ele sai do site, os anúncios de banner já aparecerem. 

Isso é uma ferramenta de anúncios com inteligência artificial embutida que tentará recapturar a atenção das pessoas mostrando anúncios dinâmicos de acordo com seu catálogo de produtos.

Por ser uma ferramenta bem mais avançada, que costuma ter uma conversão ótima porque mostra o produto que a pessoa visualizou. Assim, a chance de conversão é muito maior do que você mostrar um anúncio genérico. 

E por fim, para essas pessoas de fundo de funil utilizamos esses mesmos canais sempre com modelos, com lembretes. Podemos usar o Facebook Ads, o YouTube Ads, a rede de display do Google também para não sairmos da frente dessas pessoas que já compraram da gente.

Como criar campanhas de tráfego para E-commerces

Falando do contexto do e-commerce, o tráfego é o principal responsável por gerar vendas, não é para poder aumentar seguidores e também não é para poder aumentar a reputação online.

Tenho um produto e quero alcançar pessoas que possam ter interesse, dessa forma preciso pensar em estratégias e táticas para poder fazer com que essas pessoas tomem a decisão de compra com o apoio do impacto dos anúncios que será criado.

A tendência das lojas, é concentrar a maior parte do seu faturamento através de vendas online. Então, quem já vende no mundo físico e está migrando para esse mundo digital, a tendência é que cada vez maior parte do faturamento seja através do e-commerce.  O atendimento precisa ser proativo junto ao pós-venda, que possui papel fundamental na conversão de retenção de clientes a longo prazo. 

Em média de 20% a 30% dos pagamentos realizados via boleto no site não vão ser pagos. Isso também é uma realidade. Tem muita gente que compra boleto e esquece de pagar ou passa para uma terceira pessoa efetuar, entre outros fatores. Sempre que um boleto for emitido, entre em contato o mais breve possível, porque isso fará com que elas concluam a compra e sem dúvidas, impactará no resultado do mês.

Como citado anteriormente, o frete era um dos fatores determinantes para abandono de carrinho, por isso, se o preço do frete for parecido com o do produto, oferece kits para compensar o valor ou até mesmo a opção de compra dois leve três, compre três, leve quatro, frete grátis a partir de compras a partir de x reais. Tente estimular o cliente a gastar mais com você para que ele não enxergue o frete como um custo e sim como um benefício. 

Essas são algumas estratégias que podemos aplicar para iniciarmos uma campanha de Tráfego para E-commerce.

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