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Dificuldades de gestão em agência full service

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Uma agência full service parece ser a melhor alternativa para evitar o caos de gestão que trabalhos com freelancers podem nos trazer. Para te explicar melhor quais são os desafios que esse tipo de prestação de serviço pode trazer para você, fique atento nas dicas a seguir 

Afinal, o que faz uma agência full service?

O marketing digital é composto pelos seguintes pilares:

  • Comunicação;
  • Design;
  • Tráfego;
  • Conteúdo;
  • Oferta;
  • Relacionamento. 

Uma agência full service consegue oferecer os serviços para todas essas etapas, como a construção de sites, SEO, Facebook Ads, Google Ads, e-mail marketing, automação de marketing, entre uma série de outros serviços. 

Por isso, agregar mais serviços ao portfólio da sua empresa pode ajudar a aumentar o ticket médio e o faturamento, além de oferecer mais segurança na captação de novos clientes e no lucro da empresa, certo? Bem, precisamos pensar melhor a respeito.

As dificuldades de uma agência full service

Compartilho a seguir algumas dicas que aprendi durante minha trajetória profissional. Cada etapa do processo de qualquer serviço que você ofereça em sua agência, full service ou não, demanda uma pessoa dedicada para execução do trabalho (em alguns casos, uma pessoa pode desempenhar mais de um papel).

Porém, novos colaboradores representam novos custos fixo à sua empresa: salário, 13º, férias, entre outros encargos. 

Contudo, devido ao marketing ser uma atividade de longo prazo, você perceberá que o trabalho não funciona de maneira tão linear como em uma linha de produção. Agregado a isso, é importante levar em consideração a produtividade do colaborador.

Produtividade X Rentabilidade

Durante um dia normal de trabalho, os colaboradores se mantêm produtivos em torno de 75% do expediente diário. Ou seja, para uma jornada de 8h diárias, um colaborador produz durante 6h. 

Assim, ao oferecer vários serviços diferentes, e com novos clientes demandando um ou vários desses serviços ao mesmo tempo, a distribuição das tarefas entre as pessoas da equipe deve ser feita com muito cuidado, para que consigam executar demandas com qualidade, agilidade e eficiência. 

Além de criar um grande desafio que é fazer a gestão dessas entregas, o grande problema que acontece quando o volume de trabalho aumenta é que enquanto alguns colaboradores ficam extremamente sobrecarregados, podendo cair a qualidade e atrasando entregas, outros acabam não tendo demanda suficiente e ficam ociosos no modelo de agência full service. E agora, o que fazer?

Estratégias para superar ociosidade de colaboradores

A situação que mencionamos anteriormente pode gerar um custo alto e, em algumas vezes, desnecessário para a sua empresa. E é nesse momento que o lucro da sua agência full service vai lá embaixo se você não ficar atento. 

Por isso, qualquer cliente que ameace sair ou saia da sua empresa, prejudicará muito a sua saúde financeira. Isso pode gerar impactos negativos com os compromissos que você assumiu com sua equipe.

Reflita comigo: suponhamos que a sua agência full service atenda 20 clientes. Esses 20 clientes demandam 25 escopos diferentes. Para cada um, existe uma estratégia diferente, para um mercado diferente, produzindo serviços diferentes.

Se as horas de trabalho dos seus colaboradores não estiverem bem distribuídas e utilizadas, você perderá dinheiro.

Essa análise é tão importante que te ajuda a entender como a entrega de um colaborador pode acarretar na entrega de outro, podendo criar gargalos e atrasos nas entregas, colocando em risco o modelo de agência full service. 

Considerações Finais

Mas e agora, o que fazer? Trabalhar como consultor independente? Essa pode ser uma possibilidade. Porém, você precisará dominar todas essas etapas que a gente discutiu até agora: tráfego, mídia social, design gráfico, e-mail marketing, automação, estratégia… 

Pense só no tempo que você vai gastar para poder aprender e se tornar especialista nisso tudo. Você tem disponibilidade o suficiente para isso? Conhecimento o suficiente para isso? 

Por isso, essa é a minha sugestão para você sobre ter uma agência full service: conheça um pouco de tudo, mas especialize-se somente em uma área.