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Guia para iniciantes conseguirem seu primeiro emprego de marketing digital

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Marketing digital é a bola da vez, todas as empresas precisam estar no mundo digital para continuar sobrevivendo e cada vez mais se precisam de profissionais qualificados para auxiliá-las nessa transição.
No entanto, muita coisa mudou em relação ao marketing tradicional, e essa transição não é fácil. Irei destacar os 5 pontos principais que irão ajudá-lo a iniciar na área para conseguir seu primeiro emprego de marketing digital.

Lembre-se: não existe atalho ou bala de prata para se tornar um especialista em marketing digital, e sim estar disposto a estudar bastante e sempre se manter atualizado, pois o mercado está em mudança o tempo inteiro!

Defina um plano de carreira para encontrar o seu primeiro emprego de marketing digital

Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve. Tenha em mente onde você quer estar daqui há pelo menos 2 anos (devido a constante mudança que esse mercado está passando, mais do que isso não é recomendado), pois a resposta dessa pergunta vai ajudar a traçar um plano e a definir em qual área do marketing digital você quer atuar para conseguir o seu primeiro emprego de marketing digital.

Não importa se é na produção de conteúdo, performance, mídia social ou planejamento que você pretende seguir carreira, o mais importante é focar em uma área e se tornar especialista, dessa forma você ganha know how e se destaca dos possíveis concorrentes.

É aquela velha história: quem deseja abraçar o mundo, acaba abraçando ninguém. Por isso, definir um nicho de segmento que você pretende atender (ou já tem conhecimento), ou quais ferramentas você quer se tornar especialista, te ajudarão a chegar mais rápido no seu objetivos, seja ele qual for.

Faça networking o máximo que puder (e não é clichê) 

Faça conexões com pessoas que já trabalhem na área e acompanhe através das redes sociais os conteúdos gerados por pessoas que sejam especialistas e/ou referências no setor que deseja atuar. 

Todo mundo sabe quando alguém se aproxima por puro interesse, mas também sabemos reconhecer quando alguém tem humildade e está buscando por uma oportunidade. Para esse tipo de gente, as pessoas estão bem dispostas a ajudar e abrir portas que não se abririam de outra forma.

Frequente eventos de startups/empresas relacionados a marketing digital, onde pode conhecer várias outras pessoas que podem te ajudar. Não se aproxime somente dos palestrantes ao final, aproxime-se das pessoas que querem falar com os palestrantes. Elas normalmente são mais receptivas a falar com outras pessoas, e é uma boa oportunidade de iniciar uma conexão.

Pergunte onde trabalham, o que fazem. Demonstre interesse genuíno quando ela falar qual setor trabalha, qual projeto atua. Conte do seu objetivo, onde pretende chegar e se ela tem alguma dica que possa lhe ajudar.

Peça referência de materiais, cursos, podcasts, livros que a pessoa já consumiu e que podem guiar sua carreira na direção que quer. Você pode se surpreender com os resultados.

Faça parte de comunidades online

Procure grupos de Facebook, Linkedin, Whatsapp ou Telegram voltados para a sua área, para vivenciar o que os profissionais da área tem de experiência para compartilhar no dia-a-dia. Esses canais são uma excelente forma de  trocar informações e se abastecer de conteúdos muito relevantes. 

Ao interagir nesses grupos, não seja o tipo da pessoa que pergunta “gente, alguém tem algum curso pra me indicar sobre assunto X”, pois demonstra que você nem se deu ao trabalho de buscar por uma solução. 

Ao contrário, tente interagir da seguinte forma: “Pessoal, avaliei o conteúdo A e B sobre o assunto C, mas não tenho certeza qual das duas atende os requisitos X e Y. Alguém que já teve alguma experiência parecida consegue me ajudar?”

Além de estimular um debate com fundamento, você demonstra que fez o dever de casa e que precisa de alguém com mais experiência para te orientar a decisão correta, e isso as pessoas tem prazer de ajudar.

Busque certificações reconhecidas no mercado e consiga o seu primeiro emprego de marketing digital

Você não vai encontrar a formação e habilidades necessárias que o mercado exige em faculdades, pela maneira que as coisas estão evoluindo e mudando a todo o tempo.

Os melhores conteúdos para se aprender são fornecidos pelas empresas que são referências do seu ramo de atuação no mercado, pois eles conseguiram fazer funcionar para si próprio e para seus clientes, e marketing digital mais do que nunca atualmente é pautado em resultados.

Portanto, busque por certificações de material produzido por essas empresas e aumente suas chances de ser reconhecido e demonstrar que tem expertise para trabalhar com aquela metodologia/software/forma de trabalho. Indico os cursos das seguintes empresas

Mãos na massa: construa-seu portfólio

Depois de estudar bastante, é hora de colocar tudo que aprendeu em prática: crie o seu projeto pessoal, aquele que nunca tirou da gaveta. Se não tiver nada em mente, se ofereça para fazer o projeto da sua mãe, irmão ou amigo próximo.

Crie um site, crie as redes sociais, produza conteúdo, anuncie em mídias pagas, dispare email marketing, planeje a estratégia. Ou se proponha a produzir somente o que você quer se especializar: conteúdo, mídias sociais, anúncios, etc.

Além de ser uma excelente forma de vivenciar o marketing digital no mundo real, é o ponto de partida da criação do seu portfólio para mostrar a potenciais clientes ou empregadores. É muito mais fácil de transmitir autoridade com algo concreto do que com idéias abstratas. Lembre-se: feito é melhor que perfeito.

Conclusão

O intuito deste guia é abrir os seus olhos sobre a realidade de como ingressar no mundo do marketing digital, e conseguir o seu primeiro emprego de marketing digital, usando como base a minha experiência ao longo desses 5 anos de carreira. 

Se seu objetivo é se especializar na área de performance de marketing, convido a conhecer os cursos Especialista em Google e Facebook Ads para e-commerce, onde ensino como utilizar as ferramentas para obter o melhor ROI para seu cliente/empresa.

Um abraço!