Modalidades de serviços Google para cada tipo de negocio

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Você tem a opção de veicular diversas serviços Google. Tudo o que você precisa fazer é escolher a que melhor se encaixa ao tipo de negócio e objetivo de marketing do seu cliente. Caso não conheça as opções de campanhas, não se preocupe. Clique aqui para descobrir tudo sobre os tipos de anúncios do Google.

Para definir isso, existem algumas perguntas-chave que você deve responder: O que o seu cliente vende? Produto ou serviço? Ele vende para B2C ou B2B? ou seja pessoa física ou pessoa jurídica? 

Dependendo da resposta, se é produto para empresa ou se é serviço para pessoa, o tipo de anúncio que você escolher pode trazer resultados muito mais produtivos ao seu trabalho. Acompanhe comigo para descobrir!

Serviços Google: Venda de produtos

O seu cliente faz parte da classificação Business To Customers, também conhecido com B2C, e possui um e-commerce. Para esse tipo de negócio a melhor campanha de anúncio a ser feita é o Google Shopping.

Google Shopping

A grande vantagem desse anúncio é conseguir anunciar todos os seus catálogos de produtos de uma só vez.

A plataforma da loja virtual tem que oferecer a funcionalidade para você extrair todas as categorias e informações dos produtos no formato de planilha. Isso faz muita diferença no segmento de e-commerce, pois ao usar a ferramenta Merchant Center para subir o feed de produtos, acelera o processo e torna a organização mais fácil dentro das campanhas de Google Shopping.

Dessa forma o Google Shopping se torna um excelente canal de vendas para lojas virtuais de qualquer segmento.

Google Display

A rede de display do google possibilita exibir anúncios no formato banner, em sites parceiros do google. É ideal para empresas com objetivo de aumentar o reconhecimento de marca.

Recuperando o cliente perdido

Cerca de 90% dos visitantes que passam por lojas online não realizam a compra na primeira visita. Com a rede de display do Google, você poderá continuar ofertando a quem visitou o seu site algum cupom de desconto ou promoção do produto pelo anúncio do tipo remarketing.

Mas atenção: a rede de display do Google não é indicada para produtos recorrentes, pois o esforço de venda é muito alto. E o resultado em conversões é mais demorado comparado a rede de pesquisa do Google 

YouTube Ads

Dependendo do porte da empresa do seu cliente, repense se o YouTube Ads é realmente a melhor opção. Digo isso pois você precisará criar um vídeo de excelência, que engage e transmita a mensagem de forma assertiva.

Talvez, o gasto que você teria na produção do vídeo e publicidade poderia ser investido apenas em um tipo de anúncio focado para o seu produto ou serviço, gerando mais resultados em menos tempo.

Vídeos também são bastante utilizados para campanhas institucionais, não necessariamente com foco em vendas. Então, tenha bem definido quais são os seus objetivos para que a campanha no YouTube Ads seja sucesso. Caso contrário, esse serviço Google pode acabar colocando em xeque a sua autoridade com o cliente.

Empresas B2B

O modelo de negócio Business to Business, também conhecido como B2B, são as empresas que vendem produtos para outras empresas. Para elas, o Google Shopping se torna uma das melhores opções, possibilitando anunciar todos os produtos da loja de uma só vez. 

Nestes casos, é comum que o ticket dos produtos ou serviços vendidos sejam maiores. Por isso, os anúncios devem ter um foco em conversão de lead ao invés da venda direta.

Marketing e vendas em serviços do Google

Imagine uma Marca X anunciando seu produto ou serviço no valor de R$5.000,00. O mais provável de acontecer é das empresas interessadas não fazerem a aquisição sem antes saber mais informações.

Dessa forma, é preferível captar o lead com o marketing e entregá-lo ao departamento de vendas do seu cliente. Assim, as chances de compra aumentam, já que nesse estágio o interessado receberá toda a assistência que precisa.

A rede de display do Google continua sendo um forte aliado aqui. Novamente, reforçando a possibilidade de remarketing para recapturar a atenção das pessoas que passaram pelo seu site, visualizaram o produto mas não efetuaram a compra. 

Remarketing estratégico

Dessa vez, o foco do remarketing será nas características, benefícios e diferenciais do produto ou serviço anunciado. Destaque algumas funcionalidades, features exclusivos, preço competitivo no mercado e como tudo isso pode beneficiar o seu cliente final.

Aqui, o YouTube Ads pode ser uma estratégia indicada, já que você pode exibir com mais detalhes por meio do vídeo as informações sobre o produto ou serviço que você oferece. É possível ainda compartilhar depoimento de clientes que já fizeram a compra e como eles estão satisfeitos. 

O modelo de negócio B2B é versátil e aplicável para todos os tipos de anúncios disponíveis pelo Google. A chave do sucesso está em planejar a campanha de acordo com o momento de compra e o tipo de produto anunciado. 

Para aprender como trabalhar com todos esses tipos de anúncios, faça o nosso curso com foco em vendas e gerenciamento de Google Ads. Clique aqui para mais informações!

Vendendo serviços Google

Caso o seu cliente venda serviço para consumidores finais ou para outras empresas, a estratégia mais indicada é a rede de pesquisa do Google. Ela fará com que o anúncio certo apareça para pessoa certa e na hora certa. 

O cliente não busca pela marca, mas sim por quem irá resolver o seu problema. Dessa forma, para uma empresa que vende serviços, a rede de pesquisa deve ser o principal meio de anúncio. As chances são altas de lá se tornar a principal fonte de captação de clientes da empresa.

E aí? Qual dos formatos de anúncio que mencionamos mais se encaixa ao modelo de negócios do seu cliente? Deixe seu comentário contando pra gente! Se ainda está na dúvida de qual serviço Google oferecer e não conseguiu decidir, comente abaixo e vamos descobrir juntos!