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Qual a equipe necessária para realizar campanhas de Google Ads?

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Ter uma boa equipe para Google Ads é como ter o melhor time de futebol no seu campo. Para executar um trabalho de marketing digital com alta qualidade, é necessário um onboarding alinhado, planejamento estratégico e habilidades técnicas. São muitas etapas, muitos detalhes e habilidades até chegar na parte prática da ação.

Te expliquei anteriormente que é melhor você se especializar bem em uma área do que ser mediano em muitas. Partindo desse princípio, entende-se a necessidade de contar com mão de obra específica para cada uma dessas etapas.

Por isso, te contarei mais sobre qual equipe você vai precisar para transformar em realidade toda essa parte teórica da ação. Acompanhe!

Programadores e desenvolvedores

Ter uma pessoa com conhecimento intermediário de programação e desenvolvimento é fundamental. Entender de HTML, CSS e JavaScript é essencial para fazer alterações no site do cliente quando ou, se necessário, criar um site do zero.

Dica da Lambda sobre a equipe para Google Ads

Se for para criar um site do zero, recomendamos fortemente que você escolha a plataforma WordPress. Nela, é possível instalar diversos tipos de plugins gratuitos que te ajudarão na estratégia. 

Geralmente, quando o cliente já possui um site, ele não quer construir um site novo, seja porque ele fez um grande investimento ou porque ele realmente não está disposto a replicar todo o conteúdo. 

Mas não faz mal! O site feito em HTML, CSS ou JavaScript já é o suficiente para que você otimize as páginas para conversão e instale as ferramentas necessárias para fazer os trackeamentos. 

Analista de mídia

Você também vai precisar de uma pessoa para fazer a criação e manutenção das campanhas, ou seja, uma pessoa especializada em Google Ads.

Um bom profissional poderá te orientar sobre qual a melhor maneira de configurar os anúncios a fim de gerar mais resultados. 

Caso esse profissional seja você mesmo, melhore suas habilidades na área fazendo o nosso curso de Venda e Gerenciamento de Google Ads. Clique aqui para mais informações! 

Inside sales e financeiro

Alguém para lidar com prospecção comercial e a gestão financeira também é imprescindível. Você pode, inclusive, encontrar um profissional que desempenhe as duas atividades enquanto o volume de trabalho não está alto.

É muito importante que você saiba quanto a empresa está faturando, qual é o lucro sobre os investimentos, os prazos de cobrança dos clientes, além de, é claro, trazer novas contas para sua carteira.

Equipe para Google Ads: Analista de marketing

A área do marketing digital hoje está em pleno crescimento. Devido a isso, você encontrará interessados aos montes. A recomendação aqui é que você certifique-se da qualidade profissional que contratou para que tudo saia conforme o planejado. 

Atualmente, os profissionais se dividem em algumas classificações que você deve conhecer antes de começar a procura. Veja só:

  • “Eupresa”: esse é o profissional que desenvolve, dá manutenção nas contas e ainda prospecta clientes. É muito provável que quem exerça essa função fique sobrecarregado rapidamente. 

Talvez, contratar alguém assim seja uma boa alternativa para começar a empresa. Apenas lembre-se que isso não é sustentável no médio ou longo prazo. 

Ainda pensando em analista de marketing, vale saber que é importante ter alguém que cuide da operação como um todo. Um gestor de time ou de projeto, talvez. Isso é peça-chave para fazer a sua agência escalar e ter resultados, tanto para o cliente quanto para você mesmo. 

  • Responsável por etapa: diferentemente do profissional que cuida de tudo, aqui você tem colaboradores responsáveis por área. O trabalho dessa forma pode acontecer com muito mais foco e empenho de quem o realiza, sem gastar tempo com tarefas de outros segmentos.

Esse formato é ideal quando você tem sócios e cada um deles fica responsável por uma uma dessas áreas ou equipe para Google Ads.

  • Sócio comercial: ter empresas parceiras pode ser ótimo para o desenvolvimento e estabilidade financeira do seu negócio. 

Assim, você poderá dividir o investimento dos colaboradores para cada um dos setores que precisar.

Dica da Lambda

Atenção aos freelancers! Caso você não esteja muito familiar ao termo, freelancer é aquele profissional que não possui vínculo formal com a sua empresa. Ou seja, ele não é contratado legalmente, mas sim exerce um trabalho pontual que você solicitou.

Não é incomum encontrar pessoas que já tiveram péssimas experiências com freelancer. O que acontece é que como esse é um profissional autônomo, ele também possui outros trabalhos. Essas outras demandas podem acabar conflitando com os seus prazos, sem contar na qualidade das entregas.

Por isso, certifique-se de quem você está contratando para a sua equipe de Google ads e estabeleça alguns níveis sobre a qualidade de entrega. Resguardar o seu trabalho disso pode evitar alguns contratempos!

E para você saber quais os melhores lugares para contratar freelancers de qualidade, leia este post. Lá eu te conto sobre as melhores plataformas de prospecção online, mas que também servem como captação de mão de obra.