Como criar campanhas de tráfego pago para Negócios Locais

Aprenda nesse artigo como criar campanhas de tráfego pago para negócios locais! Muitas pessoas possuem dificuldade de migrar o seu negócio local para um e-commerce. Para elas, é um grande desafio caso não consigam bancar um profissional da área que faça tudo desde o começo. Por isso, estamos aqui para pontuar algumas estratégias que, aplicadas ao seu negócio, vão trazer grandes resultados. 

A maioria desses pequenos negócios não possuem quase ou nenhuma presença digital em redes sociais, por vários motivos, o que pode ser um dificultador para as vendas. Outro ponto é as restrições de orçamento que atingem a maioria dos clientes que por muitas vezes utilizam de outros recursos para investir em tráfego.

Por isso, acostume-se a trabalhar sob grande pressão de seus clientes, pois há um investimento alto e por muitas vezes, por não entender como o processo funciona, acaba gerando uma frustração nas expectativas. 

Cada segmento tem a sua ferramenta que trará mais retornos. Quando falamos de itens de necessidade, podemos associar ao Google e quando pensamos em produtos de desejo, como roupas, calçados, as redes sociais sempre serão a melhor opção.

Como é o comportamento do consumidor? Alguns estão em busca de comodidade, já que compras online não demandam muito esforço, em contrapartida, outros buscam sempre pelo menor preço, frete grátis e demais benefícios. 

Um ponto muito importante para negócios locais é a utilização do whatsapp business, pois é por este canal de comunicação que seus clientes vão tirar dúvidas, realizar pedidos, além de criar uma proximidade. Portanto, não esqueça de frisar a importância do whatsapp business para as estratégias de vendas.

Voltando a falar sobre as estratégias de vendas, caso o seu cliente ou você se encaixa no segmento que vende bens de necessidade, não renuncie a ter um site estruturado, onde falará da sua empresa, mostrar o seu portefólio e claro, um botão de chat para que seus clientes tirem todas as suas dúvidas.

Para empresas que vendem bens de desejo, o site não é necessário, porém a presença nas rede sociais precisa estar sempre ativa, além de acompanhar os indicadores e responder todas as perguntas realizadas. 

Seguindo com a estratégia, precisamos pensar em todas as etapas do funil, para entendermos quais tons usar em cada anúncio. É preciso criar anúncios para cada um deles, ou seja, para os desconhecidos que não conhecem a sua marca, para as pessoas que já navegaram em seu site, mas não realizaram nenhuma ação, clientes que já adicionaram produtos no carrinho e não concluíram a venda e os que já compraram pelo menos uma vez. 

Para o seu público que ainda não conhece a sua marca, reforce os seus diferenciais competitivos, a qualidade dos seus produtos e serviços, considerando que eles estão em busca de algo que resolva os seus problemas.

No topo funil é importante mostrar com riqueza de detalhes como o seu produto é bom e funciona, em caso dos serviços, como será o procedimento, o cuidado que a empresa tem com os seus clientes, gravando vídeos para despertar o interesse neste futuro cliente. 

O meio de funil as pessoas já te conhecem e sabem que a qualidade do seu serviço/produto é bom e vai atender as expectativas, por isso construa um relacionamento com esses clientes para que sua empresa não saia do radar de compra. 

Por fim, o fundo de funil já é seu cliente fiel, por isso busque deixá-lo sempre aquecido, com campanhas de indicação, avaliação, para que ele sempre volte. 

Utilizando ferramentas para campanhas de tráfego pago para Negócios Locais

Para os desconhecidos, utilize as ferramentas do Google Search Network, Google Shopping, Youtube Ads e Facebook Ads, porém, como estamos falando em negócios locais, é muito importante que você escolha um serviço e um canal de divulgação para focar os seus esforços, pois geralmente as verbas são baixas e para que não haja prejuízos, foque em apenas um de cada vez.

Lembrando que as melhores campanhas para negócios locais vão ser as de mensagem, pois dessa forma fica ainda mais fácil de mensurar e apresentar os resultados para seus clientes, para o topo de funil está será a melhor estratégia.

Por fim, as ferramentas tanto para o meio de funil quanto para o fundo, será o Facebook Ads, lembrando que ambos os públicos já conhecem a sua marca e você precisa cultivar essa relação através de publicações que gerem engajamento.

Portanto, qual o papel do tráfego para os negócios locais? Gerar leads! A responsabilidade, neste caso, é apenas esta, caso não ocorra as vendas, o problema não está em suas mãos. Como já citamos em outros lugares, estratégias mirabolantes para pequenos negócios não funcionam. Faça o certo, o básico que o resultado é certo.

Essas são algumas estratégias que podemos aplicar para iniciarmos uma campanha de Tráfego para pequenos negócios. Se você quer saber mais, acesse nosso canal do Youtube e continue navegando em nosso blog.