Estratégias de tráfego pago para cursos presenciais

Conheça as melhores estratégias para campanhas de tráfego pago para cursos presenciais e alavanque as vendas dos seus clientes.

Neste artigo falaremos da importância de mostrar para o seu público os diferenciais do curso presencial dos cursos online, com materiais gratuitos que podem ser encontrados no Google.

Inicialmente, reforce a ideia que o curso presencial lhe proporcionará experiências que o online não oferece. Por exemplo, dinâmicas em grupos, exercícios práticos, além de um suporte muito maior do mentor.

Lembrando que, se a proposta de valor não for clara, os benefícios não forem vantajosos, o tráfego não fará milagres.

Entendendo o comportamento do consumidor de cursos presenciais

Primeiramente, precisamos entender quais são os públicos que gostariam de realizar os cursos do seu cliente. Há pessoas que vão se converter através de uma busca no google e as demais por terem sido impactadas pelos anúncios.

Antes mesmo de realizar a compra do curso, as pessoas vão avaliar qual tipo de profissional o seu cliente é. Além disso, elas farão buscas dos concorrentes para concluir qual é a melhor proposta e a que vai suprir suas necessidades.

É possível que, por ser um curso presencial, as pessoas entrem em contato para tirar dúvidas óbvias, por isso atente-se a sempre respondê-las em tempo hábil. 

Estratégias de tráfego pago para cursos presenciais

Para iniciarmos as campanhas, é preciso entender como elas vão funcionar. A divulgação dos cursos presenciais possui 3 fases: divulgação, incomodação e últimos dias. Na primeira fase, você divulgará informações importantes sobre o seu curso, o investimento, benefícios adquiridos, data, local, quem será o mentor, entre outros.

Isso precisa ser feito no mínimo 45 dias antes do início para que as pessoas consigam se organizar. Na fase de “incomodação”, destaque os diferenciais do curso, como, onde e quando as técnicas podem ser aplicadas, cases de sucessos, depoimentos de ex-alunos e todas as vantagens que ele possui. 

Por fim, a fase de “últimos dias” explora os gatilhos de escassez, urgência, informando que aquela será uma oportunidade única de realizar o curso com aquele investimento. 

Lembre-se que, no marketing, nós utilizamos técnicas de vendas, por isso não oferte aquilo que não pode entregar. Ao todo, sua campanha deve ter 45 dias, 30 para a primeira fase, 30 para a segunda até o dia das inscrições serem encerradas e 15 dias para a última fase.  

É muito importante que você crie uma landing page com todas as informações com formulário para as inscrições.

Campanhas de Google para cursos presenciais

Para as campanhas no Google, trabalharemos com os termos relacionados ao seu nicho, ou seja, curso presencial. Realize uma busca das palavras-chave mais procuradas e faça a compra de cada uma delas.

Não se esqueça de negativar as palavras-chave que não condizem com o seu segmento. O primeiro passo para as campanhas no Facebook Ads, é definir os públicos. Este passo é muito importante para designar o anúncio correto para cada nível do funil de vendas.

Portanto, os públicos serão quem visitou o seu site ou a landing page nos últimos 7, 14, 30 e 180 dias, que se envolveram com o seu perfil e por fim, que visualizaram pelo menos 50% dos vídeos, no mesmo período.

É importante que você entenda como funciona o funil de vendas para criar seus anúncios com o tom de voz e os gatilhos corretos. Para cada campanha, há um objetivo da campanha, por isso fique atento ao desenvolver seus anúncios.