Como usar gatilhos mentais nos anúncios do Google Ads

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Diante de tanta informação e concorrência na internet, criar um anúncio que se destaque em meio à multidão é uma tarefa difícil nos dias de hoje, mas não impossível. Nesse artigo, vamos te mostrar algumas técnicas de como usar gatilhos mentais nos anúncios do Google Ads para aumentar suas taxas de CTR e, consequentemente, sua conversão.

Como e quais são os melhores gatilhos mentais, para usar nos anúncios do Google Ads?

Não existem atalhos, pois se tratando de marketing digital e comunicação com o seu público alvo, existem hipóteses e testes. A linha de raciocínio primária que deve ser aplicada é entender a real necessidade da sua persona e criar pelo menos 3 anúncios para poder mensurar os resultados.

Baseie seus anúncios utilizando pelo menos um dos gatilhos mentais listados abaixo, que são utilizados para despertar sentimentos e emoções nas pessoas que os lêem:

  • Escassez
  • Urgência
  • Novidade
  • Prova Social
  • Autoridade
  • Reciprocidade
  • Porque
  • Antecipação
  • Simplicidade
  • Relação entre dor e prazer

Veja no exemplo abaixo um anúncio que utilizou o gatilho de escassez e outro que só descreveu os benefícios do produto.

Compreende a diferença? No anúncio 1 é trabalhado o gatilho de escassez: onde se cria um senso de urgência na pessoa e faz ela tomar a ação de modo mais rápido, porque existe uma sensação de perda de oportunidade por conta dos últimos dias que os descontos estarão disponíveis.

Já o segundo anúncio fala apenas dos benefícios do produto e não cria nenhuma motivação para ação na pessoa. E aí, qual você acha que tem maiores chances de atrair a atenção de um usuário e ajudar a empresa a bater a meta de vendas?

Um outro exemplo de gatilho que podemos utilizar nos anúncios é o da reciprocidade: quando você oferece um produto/serviço com 30 dias de acesso gratuito para testes, possibilitando a pessoa ter uma experiência antes de decidir se irá ou não realizar a compra/assinatura. Essa é uma estratégia muito utilizado em mercados de software e educação, como os cursos online.

Mais um gatilho interessante de se utilizar nos anúncios do Google Ads, é o de autoridade: quando comunicamos que X pessoas já tiveram resultados como os nossos serviços/produtos, ou até mesmo quando deixamos claro toda a nossa especialização e comprovamos o nosso conhecimento com determinado método/certificação.

Conclusão

Seja qual for o gatilho mental que escolher usar nos anúncios do Google Ads, saiba que ele é um grande aliado para ajudar a tornar o anúncio mais atrativo e conseguir converter mais. Aqui vale um ponto de atenção, não force nada para parecer algo enganoso, ou promessas mirabolantes, seja transparente e assuma as vantagens que for oferecer para os seus clientes nos anúncios.