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Como diminuir a taxa de rejeição no Google Analytics?

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A taxa de rejeição no Google Analytics é uma preocupação de várias empresas, por que ela tem no nome REJEIÇÃO. Diante disso, veremos agora quais otimizações no site podem diminuir essa taxa tão temida (e que talvez não precise ser tão temida assim, dependendo do contexto). 

Antes de falar sobre quais otimizações devem ser feitas, é importante sabermos como é calculada a taxa de rejeição. Ela indica o percentual de pessoas que acessaram o seu site e não interagiram com nenhuma outra página. 

Portanto, taxa de rejeição não tem relação com a pessoa gostar ou não do conteúdo do site (se as pessoas não estão interessadas no conteúdo, deve-se avaliar o tempo médio gasto), mas sim a porcentagem de visitantes que abandonaram o site sem uma segunda interação.

Se o seu site possui somente uma página, é perfeitamente normal que seu índice seja extremamente elevado e não há problema nenhum nisso. Quando não é esse o caso, vamos ver a seguir as três principais formas de melhorar esse indicador:

1 – Investigue a fundo o problema para diminuir a taxa de rejeição no Google Analytics

A primeira otimização para diminuir a taxa de rejeição é investigar o que tem de errado com aquela página. 

Uma ferramenta que ajuda nessa descoberta é o Hotjar, através dela é possivel visualizar o que as pessoas estão fazendo dentro do site através de um mapa de calor: onde estão clicando, por quais dispositivos e navegadores estão acessando, e até onde elas rolam a página. 

A partir de insights de como as pessoas se comportam, você pode identificar a real causa do problema e sugerir melhorias/ajustes e diminuir consideravelmente a taxa de rejeição no Google Analytics.

2 – Aumente a velocidade do site

Se o seu site demora muito tempo para carregar, já é um motivo para a sua taxa de rejeição ser alta. 

As pessoas não esperam mais que 3s para um site carregar o conteúdo. Se demorar mais que isso, a probabilidade delas saírem é bastante alta. Ferramentas como Page Speed Insights ajudam a medir a velocidade do site e a visualizar as otimizações que precisam ser feitas.

3 – Atenção para os Pop-ups 

Se algumas pessoas abandonam o site por ele ser lento demais, imagina que ao terminar de carregar, ainda apareça pop-ups intrusos irritando ainda mais os visitantes.
Os pop-us são importantes por um lado, porém são um dos motivos que mais atrapalham a experiência de um visitante nos sites. O ideal é utilizar pop-ups de saída como forma de captar leads sem ser intrusivo