fbpx

Configurar o acesso de contas do Google Ads dos clientes

como-configurar-acessos-de-contas-de-google-ads-dos-clientes

Solicitar e configurar o acesso de contas do Google Ads é de suma importância antes de iniciar o trabalho de marketing de performance.

Pensando assim, este post terá dois focos:

  1. A criação das contas necessárias que você precisará para fazer a gestão dos clientes que você atende; 
  2. Os acessos que os clientes precisam informar para que você consiga executar o seu trabalho da melhor maneira possível. 

Acesso de contas do Google Ads: o necessário para gerir as campanhas? 

O primeiro deles é ter uma conta de administrador do Google. 

Dessa forma, você deve criar um e-mail do Google ou associar o seu e-mail profissional com uma conta Google.

Independente dos meios, você poderá utilizar todos os serviços da plataforma por ele e assim ter o acesso de contas do Google Ads.

MCC – My Client Center

Uma outra forma de gerir todas as contas é ter um My Client Center (MCC) – em tradução livre, “Meu Centro de Cliente”. O MCC é uma conta administradora de outras contas do Google Ads. 

Assim, quando você fizer a criação da conta de administrador do Google, você utilizará esse mesmo e-mail para criar o seu MCC. 

Google Analytics

Nessa conta de administrador do Google, você também deverá criar o Google Analytics.

Com ela, você verá os dados da sua própria agência, do seu site e da das campanhas de marketing que você faz, quanto para ter acesso de contas do Google Analytics dos clientes que você atende. 

Google Tag Manager

Para esse serviço você também precisará da conta de administrador. Para quem não conhece o Tag Manager, ele é o serviço do Google de gestão de códigos externos e de trackeamento de eventos que acontecem dentro das páginas do site. 

Veje bem, da mesma forma que funciona com Analytics, você também precisa criar essa conta do Google Tag Manager para associar as contas do seu cliente os seus clientes com a sua conta de administrador. 

Ter uma visão completa do processo por meio de um único lugar, otimiza bastante o tempo e te dá ainda mais produtividade.

Acesso de contas Google Ads: Search Console 

Essa é outra ferramenta do Google que auxilia na descoberta e indexação das páginas do seu site dentro do Google. 

Por isso, quando você cria uma conta nesse serviço, você também consegue associar o seu usuário nas contas dos clientes que você atende e, mais uma vez, fazer uma gestão centralizada em um lugar só. 

Google Marketing Platform

E por último acesso de contas do Google Ads, o Marketing Platform é uma ferramenta do Google focada em gestão de contas de Google Analytics e Google Tag Manager. 

Dessa forma, digamos que você atenda a dez clientes. Sem o Google Marketing Platform, você precisaria entrar na conta de todos eles e adicionar o seu e-mail para todas essas contas para você ter acesso.

Outro exemplo é a entrada de novo funcionário na empresa. Sem o Google Marketing Platform, você precisará acrescentar esse mesmo usuário nas dez contas para que ele tenha acesso às informações. E se esse mesmo funcionário sair da sua empresa, você deverá entrar nas dez contas e para removê-lo.

Integração e acesso de contas do Google Ads

Com o acesso de contas do Google Ads Marketing Platform, você consegue criar grupos de usuários e associar a conta de Google Analytics e conta de Google Tag Manager para usá-las em um único lugar. 

Com isso, você poderá criar grupos de usuários para receberem os acessos às contas necessárias do seu trabalho, além de removê-los com a mesma facilidade. 

Acessos necessários

Agora, antes de entrar nos dados que o cliente deverá te passar, uma observação muito importante: peça o acesso de contas do Google Ads do cliente – aquela de administrador que mencionamos anteriormente.

Assim, parta do pressuposto que o cliente é um leigo digital. Provavelmente, você encontrará falta de organização, contas vinculadas a serviços inadequados, outras que nem vinculadas foram… uma bagunça! 

Então, para que você não atrase a sua entrega tenha problemas com esse cliente, pegue essas informações para que você faça todo o processo de criação e vinculação, e somente então entregue tudo pronto para o cliente. 

Outros acessos importantes 

É fundamental você ter acesso ao painel administrativo do site, como o WordPress, por exemplo.

Acesso ao DNS, FTP ou servidor, para que você faça a instalação do Google Tag Manager sem depender de um departamento TI.

Reflita, pois quando você for configurar o acesso de contas do Google Ads Search Console ou o próprio Tag Manager, dependendo do cenário, você precisará inserir registros no DNS do seu cliente no site dele.

Para quem não é não tenho conhecimento nessa parte técnica, o servidor DNS é o serviço que cria uma relação com o servidor que hospeda os arquivos daquele site. 

Transmita toda a segurança necessária ao seu cliente, explicando-o a real importância de você ter o esses acesso de contas do Google Ads e como isso é fundamental para o sucesso do trabalho.