fbpx

Como fazer a gestão financeira da agência de marketing digital

como-fazer-a-gestao-financeira-da-agencia-de-marketing-digital

Como você faz a gestão financeira da sua agência de marketing digital? Quando se pensa em crescimento sustentável, se o seu financeiro não estiver bem estruturado, ele pode acabar se tornando um fator decisivo para falir a empresa.

Por isso, com a finalidade evitar más decisões ou gerir os riscos de forma antecipada, seus planejamentos precisam ser analisados financeiramente. Vamos agora te explicar melhor como fazer isso. Acompanhe a seguir!

Quem deve fazer a gestão financeira da sua agência de marketing digital?

É você, um funcionário ou uma empresa terceirizada que cuida das suas finanças? Por isso, quero te mostrar algumas práticas que são bastante comuns entre as agências e quero que responda quais delas você faz.

Controle em planilhas 

Todos os lançamentos financeiros de entradas e saídas eles são lançados em planilhas do Excel ou do Google Sheets, tornando então a extração de informações sempre mais difícil.

Inexistência do fluxo de caixa e projeção financeira

Outro ponto é sobre você não saber quanto tem para receber ou pagar nos próximos 6 a 12 meses.

Além de ser uma péssima conduta, acaba gerando um sentimento de estar completamente perdido sobre a saúde e gestão financeira da sua agência de marketing digital

Emissão manual de boletos e notas fiscais

Você ou seu profissional financeiro perde muito tempo emitindo e conferindo boletos e notas fiscais, saiba que está desperdiçando um tempo valioso que poderia ser investido em outras funções. 

Conciliação bancária manual

Se você gasta tempo tirando extrato de banco de forma manual para enviar a sua contabilidade, além de tempo, entenda que você também está perdendo dinheiro.

Digitalização de contratos

Ainda existem pessoas que assinam contratos em papel. Além de ser extremamente moroso, esse processo pode esfriar a negociação durante esse processo.

Por isso, você se identificou com algumas dessas situações? Então, fique atento para mudar de hábito. Para te ajudar no primeiro passo, te darei algumas dicas de ouro! Anote.

Tenha software especializado em gestão financeira

Planilha é a maneira mais básica de fazer o controle financeiro, nós sabemos. Porém, se você quer levar sua gestão para um nível profissional, é necessário investir em um software que te entregue informações com exatidão, além de auxiliar nas entradas diárias. 

Além, Também é possível realizar a emissão automatizada de boletos e notas fiscais com desconto automático diretamente na sua conta bancária e ter uma gestão financeira da sua agência de marketing digital ainda mais profissional.

O boleto é registrado, ou seja, se o cliente não pagar, pode levar a protesto e receber esse dinheiro na justiça. 

Dessa forma, você também pode automatizar sua conciliação bancária, conectando software de gestão com sua conta. Toda a movimentação financeira é registrada no sistema em tempo real.

Pagamento por cartão de crédito

Você também pode oferecer pagamento por crédito e não se preocupar mais com inadimplência ou cobrar clientes que não pagam boleto.

Assim, você vai pagar taxas competitivas e ainda pode fazer antecipação de recebíveis quando preciso, tudo isso de maneira online.

Assinatura de contrato automática 

Você consegue automatizar o processo de assinatura de documentos de maneira digital e com validade jurídica. Isso evita cobranças e ainda proporciona o fechamento do negócio de maneira mais rápida.

Bancos digitais

Um ponto que vale destaque é sobre a infinidade de taxas que se paga para bancos tradicionais ao fazer movimentações financeiras. A minha dica para a gestão financeira da agência de marketing digital aqui é usar os bancos digitais a seu favor. 

Veja, sabemos que um grande benefício dos bancos tradicionais é que eles possuem integração e são homologados junto ao Banco Central, oferecendo uma variedade de serviços financeiros. Isso pode ser ótimo para quem pensa em expandir a operação. 

A gestão financeira da agência de marketing digital

Recomendo tenha uma conta em um desses bancos. Mas para tarefas rotineiras, você deve usar bancos digitais. 

Eu recomendo os bancos Inter, Original e Neon, pois eles oferecem estrutura para pessoa física e jurídica. 

Neles, você terá:

  1. Intenção de tarifas. 
  2. Emissão de boleto sem custos. 
  3. Alto número de TEDs gratuitos por mês. 
  4. Aplicação automática do seu saldo em conta em investimentos com liquidez 

O intuito deste post é dar uma geral sobre o que pode ser melhorado na gestão do seu negócio. 

Pensando nisso, baseado nos desafios que eu, enquanto dono de agência, enfrentei, criei um curso totalmente voltado para esse assunto, onde eu detalho de forma técnica como fazer construir toda essa estrutura de gestão, automatização, integrações e mais.

Tudo isso resulta em melhores resultados na gestão financeira da sua agência de marketing digital. Faça a sua empresa crescer. Clique aqui para aprender como.