Principais metas do Google Analytics a serem exportadas para o Google Ads

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Quando trabalhamos com campanhas de Google Ads, devemos sempre comprovar os resultados do trabalho que estamos executando. E como fazemos isso de forma eficaz, e que possa ser comprovado através de números através dos relatórios?

Isso é possível graças às metas, uma das funcionalidades do Google Analytics que permite identificar que uma ação importante foi concluída por um visitante do site. E melhor, essa informação pode ser importada para o Google Ads, e todas as vezes que aquele objetivo for alcançado a partir de uma campanha de link patrocinado, o crédito será atribuído ao canal correto.

Aqui iremos discutir as três principais metas de leads que usamos aqui na Lambda para medir os resultados dos nossos clientes e porque elas são importantes.

O que significa metas alcançadas no Google Analytics?

Como trabalhamos em maior parte com clientes prestadores de serviço, a transação comercial não se concretiza no site. O nosso trabalho consiste em exibir os anúncios para pessoas interessadas, e incentivá-las a entrar em contato com o departamento comercial da empresa que nos contrata.

Então qual a nossa meta: fazer com que a maior quantidade possível de pessoas que acessem o site entrem em contato com nosso cliente. E as principais formas de otimizar um site para conversão e facilitar a probabilidade dessas ações acontecerem são as seguintes:

  • Whatsapp: o canal de comunicação mais usado no mundo atualmente. Negócios que não utilizam essa ferramenta para se comunicar com seus clientes estão ficando pra trás.
  • Telefone: apesar da diminuição do seu uso pela preferência das pessoas na utilização de ferramentas de chat, ainda é um dos meios de comunicação mais eficientes do mundo moderno.
  • Formulário de Contato: utilizado em momentos que a pessoa não pode falar na hora, e se interessa em receber um contato da empresa para aprofundar as conversas.

Qual a maneira de metrificar quantos leads eu gerei para meu cliente? Quantas pessoas enviaram formulários de contato? Quantas pessoas enviaram Whatsapp? Quantas pessoas entraram em contato por telefone? É aí que entram as metas do Google Analytics:

Com a criação de eventos no Google Analytics através do Google Tag Manager, você consegue facilmente criar metas, e a partir daí importar essas metas para o Google Ads. Dessa forma, você consegue distinguir quais metas foram alcançadas a partir de anúncios patrocinados, e quais metas foram alcançadas através de tráfego direto/orgânico (Repare a diferença entre metas registradas no Analytics e conversões registradas no Google Ads)

Dessa forma, fica fácil a prestação de contas para os seus clientes, e na hora da reunião mensal você pode apresentar os números de conversões realizadas dentro daquele período e fazer o cruzamento com a planilha comercial do cliente. Tudo transparente e com foco de atingir os melhores resultados de acordo com cada objetivo de marketing. 

Quer aprender na prática como fazer esse processo do início ao fim? Então conheça o nosso curso de Especialista em Ads & Performance. Um abraço!