O que significa ter uma página otimizada para conversão?

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Muito se fala em conversões no mundo do marketing digital, mas poucos entendem de fato o que isso significa na prática. Em palavras simples, conversão significa um usuário executando uma ação que você gostaria que ele fizesse. 

Por exemplo, tenho um e-commerce e meu objetivo é que uma pessoa compre um produto em minha loja. Se uma pessoa comprar, eu considero essa ação como uma conversão. Já em outro cenário, tenho um blog e preciso captar emails de possíveis interessados em um curso que estou promovendo. Para cada formulário de e-mail preenchido, também significa uma conversão pra mim.

Conversão não significa venda: qualquer ação que você quer que o seu usuário realize, desde que esteja alinhado com o seu objetivo final, pode ser considerado como uma conversão.

O que é conversão para prestadores de serviços

Quando falamos de e-commerce, é fácil mensurar uma conversão, pois significa que uma venda foi concretizada. E quando tenho um negócio físico, que eu preciso que as pessoas entrem em contato comigo para que eu “venda meu peixe”, e aí sim fechar um negócio. Como calculo essa conversão?

O que não é um site otimizado para empresas de serviço

Aí que entra o conceito de CRO (Conversion Rate Optimization): quais elementos eu posso apresentar ao usuário para que facilite a realização da ação que eu quero. Avalie o site a seguir:

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Suponha que você está anunciando no Google, uma pessoa se interessa pelo seu anúncio e acessa o seu site. Como estamos falando de serviço, ela não consegue comprar nada online, precisa entrar em contato para entender como funciona o serviço para tomar a decisão se irá fechar com você ou não.

As formas da pessoa entrar em contato são:

  1. Telefone/Whatsapp: os números de contato estão no canto esquerdo superior. Tenho que abrir meu celular (essa é a visualização do site para desktop), digitar o número e ligar. Se for chamar no whatsapp, preciso abrir a agenda, digitar o número, salvar o contato, abrir o aplicativo, procurar pela pessoa e enviar uma mensagem. Repare a quantidade de passos que eu, usuário, tenho que fazer para ‘converter’ naquele site.
  2. E-mail: localizado no canto superior direito, preciso abrir o meu aplicativo de e-mail, digitar o email, escrever a mensagem e aguardar por um retorno.
  3. Envio de formulário: preciso clicar no menu Contato, para que o formulário seja carregado e eu digite minha mensagem.

Num mundo onde as pessoas não tem tempo a perder e querem as coisas o mais rápido e simples possível, qual a probabilidade delas converterem? Outro fator, como vou mensurar a efetividade e o volume gerado por cada um desses canais?

Veja agora a versão mobile desse site:

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Nem as informações básicas de contato estão visíveis. Você se daria ao trabalho de procurar pelas informações de contato neste site? Muito provavelmente não!

O que é um site otimizado para empresas de serviço

Por isso sempre devemos nos atentar à facilidade que devemos oferecer aos visitantes de entrar em contato conosco. Através de um clique, ele deve ser capaz de ligar para nosso número, enviar um whatsapp com uma mensagem pré-configurada ou enviar uma mensagem de maneira simples. De posse desse conhecimento, o que acha do site abaixo?

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Ao clicar no botão “Ligar para a clínica”, o discador do telefone é acionado com o número digitado, restando ao usuário somente clicar no botão Ligar do seu telefone.

Ao clicar no botão “Enviar um Whatsapp”, o aplicativo do Whatsapp abre uma conversa com o número de atendimento da empresa com uma mensagem pré-configurada, dizendo “Olá, vi o seu site na internet e me interessei pelos serviços. Podem me passar mais informações?”. Novamente, o trabalho que o usuário tem é de clicar no botão Enviar mensagem.

Faz sentido agora otimizar um site para conversão? É essa facilidade que o usuário precisa ter para realizar a ação que você quer. Tem outras dicas? Deixe nos comentários!

Um abraço