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Como calcular a lucratividade da agência de marketing digital

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Pensando em lucratividade da agência de marketing digital, quero te fazer uma pergunta: qual serviço você vende ao seu cliente?

Pois saiba que, no final das contas, o que você está realmente vendendo é o seu tempo em função da sua expertise em determinados assuntos. E é pensando dessa forma que você deve precificar o seu trabalho.

E se tratando de marketing digital, quanto mais retorno você entregar ao cliente, maior deve ser a sua remuneração. Mas todo esse retorno requer uma mão de obra bem qualificada e que tem um custo. 

Por isso, quero te mostrar alguns números para que você tente aplicar aos seus projetos. Caso contrário, você pode acabar pagando para trabalhar! Acompanhe.

Precificação inicial

Para começar a estratégia com o setup, que é aquela etapa de configurações da conta, é interessante você pensar em valores em torno de R$1.000,00, e para a gestão mensal, R$300,00. Tudo isso em contrato de 12 meses. 

Entendendo melhor como funciona a criação de contrato, tempo ideal e ainda baixar um modelo gratuito, clique aqui!

Durante 12 meses você deverá acompanhar essa conta para otimizar os resultados e entregar os melhores números possíveis ao cliente para ter a lucratividade da agência de marketing digital. 

Na simulação que faremos a seguir, contaremos como se existisse toda uma equipe dedicada para o atendimento desse cliente. Essa equipe será responsável por executar o processo enquanto você atua como gestor do trabalho.

Equipe de marketing 

Você precisará de: 

  • Desenvolvedor pleno: R$3.000,00 por mês. 
  • Marketing pleno: R$2.500,00 por mês. 
  • Customer success (CS) pleno: R$2.500,00. 
  • Financeiro pleno: R$1.500,00.

Sua função no projeto

Repare que aqui você está completamente desvinculado das atividades para que exerça plenamente a função de CEO da empresa. A sua única preocupação é captar novos clientes, focar em lançamentos e fazer a companhia crescer.

A equipe que você formou será então a única responsável pelo atendimento ao cliente.

Valor das horas trabalhadas

O ponto que eu quero chegar é que o principal negócio de uma agência digital é vender o tempo e a experiência dos profissionais que trabalham com você. E cobrar de forma inteligente e lucrativa, deixando a lucratividade da agência de marketing digital e do seu trabalho em alta, é preciso quebrar esses valores em horas ao longo do mês. 

Dessa forma, você saberá quanto vale cada profissional e quanto você precisa para garantir o lucro mensal da empresa.

Horas diárias X Horas produtivas

Normalmente, as pessoas estão acostumadas a realizar jornadas de trabalho de 8 horas diárias, o que dá um total de 160 horas do mês. Porém, sabemos que nenhum profissional é produtivo durante 8 horas seguidas, 7 dias por semana. 

Perde-se, em média, duas horas por dia com tarefas não planejadas, urgência de clientes, olhadinha em redes sociais, tomando aquele cafezinho durante a tarde ou tendo uma conversa de corredor. 

Levando isso em consideração, podemos dizer que a carga horária de 160 horas mensais que um funcionário nos disponibiliza ao longo do mês, somente 120 horas serão produtivas. 

Lucratividade da agência de marketing digital: valor/hora de cada profissional

Agora que você sabe o quanto tempo um funcionário comum trabalha mensalmente, quanto tempo ele gastaria para desenvolver cada etapa do projeto? Vamos supor que para o analista de marketing, o mês dele funcione assim:

  • Onboarding: 16h.
  • Implementação de campanha 10h.
  • Monitoramento: 15h.
  • Relatório e reuniões: 5h.

Totalizando 46h/mês, você calcula agora quanto você precisa cobrar para custear o profissional, os tributos que incidem nele e o lucro da sua empresa. É dessa forma que você deve especificar o seu serviço. 

Lucratividade da agência de marketing digital

O questionamento que proponho a partir das informações que te mostrei é: entender quantos novos clientes você precisa vender por mês e qual a capacidade produtiva de seus colaboradores é a chave para estimar sua projeção de lucro.

Um serviço que certamente você poderá oferecer para aumentar seu ticket médio é do de Google Ads. Para te ajudar a aumentar a lucratividade da agência de marketing digital, criei um curso 100% focado nas melhores práticas de anunciar no Google. Clique aqui para descobrir!