fbpx

Para que serve o Google Search Console?

para-que-serve-o-google-search-console

Antes de sabermos para que serve o Google Search Console, precisamos saber o que é realmente essa ferramenta e quais os benefícios que ela pode trazer para o seu site, quando configurada corretamente.

O que é o Google Search Console?

O Google Search Console é um serviço gratuito do Google, com o objetivo de monitorar as páginas do seu site nos resultados de buscas.

Além disso, ele ajuda na identificação e correção de problemas de indexação, atualização de novos conteúdos e a visualização de dados de tráfegos vindos através da pesquisa do Google.

Para que serve o Google Search Console?  

Não é necessário se inscrever no Google Search Console para começar a aparecer nos resultados de buscas, porém usar os recursos dessa ferramenta poderão levar os resultados do seu site para outro nível. 

O que ele vai fazer é potencializar a indexação e descoberta do seu conteúdo, ajudando-o a monitorar o tráfego do seu site, melhorar a classificação orgânica e de tomar melhores decisões baseadas nos dados dos resultados de pesquisa do seu site. 

Para aprimorar ainda mais essa coleta de dados, você pode trabalhar juntamente com outras ferramentas como: o Google Analytics, o Google Trends e o Google Ads.

Do ponto de vista de segurança, o Google Search Console é imprescindível para ajudá-lo a identificar falhas de segurança do site, invasão de malware, possíveis erros de servidores até mesmo problemas com o carregamento do site e indexação nos motores de buscas do Google.

Os robôs dessa ferramenta monitoram o site constantemente em busca de falhas conhecidas, e sempre que identificá-las, vai lhe enviar um relatório do que está errado e do que fazer para consertar. Se você não tem conhecimento técnico, pode enviar para o programador responsável pelo site.

Conclusão

Se você é preocupado com segurança, descoberta de conteúdo e com a experiência do usuário em seu site, o Google Search Console é a ferramenta para lhe ajudá-lo no posicionamento orgânico. 

Aprenda nesse próximo artigo o que é um sitemap e quais os benefícios você pode ter utilizando-o em conjunto com o Search Console. Até mais!