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Qual estratégia de lance devo usar no Google Ads?

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Sabe a famosa palavra “depende”? É assim que respondemos quando surge a dúvida e o assunto é qual estratégia de lance deve ser usada no Google Ads. 

É importante lembrar que nesse artigo iremos falar sobre estratégias de lances aplicadas na rede de pesquisa Google. Existem outras estratégias como o CPM, vCPC, CPV, que se aplicam em campanhas da Rede de Display e Youtube. Mas será assunto para um outro post.

Uma maneira de você definir qual estratégia de lance usar, é com base nas metas de campanha.

Se a sua meta é gerar tráfego no site, o CPC manual e o Maximizar cliques podem ser a melhor opção, já que o foco será em atrair a maior quantidade de cliques, com a melhor qualidade possível. 

No entanto, se você precisa que o usuário faça alguma ação dentro do site, o ideal é escolher estratégias que trabalham com conversões, mas atenção!  O acompanhamento de conversões deve estar configurado na campanha, para poder utilizar lances inteligentes como: CPC otimizado (ECPC), ROAS desejado, CPA desejado e Maximizar conversões. 

Como cada estratégia de lance no Google Ads, funciona na prática

  • CPC Manual: aqui você gerencia os lances de forma manual para as palavras chave e grupo de anúncios. Assim você consegue distribuir o orçamento para aquele grupo ou palavras chave que são mais lucrativos. 
  • Maximizar Cliques: Essa é uma estratégia de lance inteligente e também a maneira mais simples de conseguir o máximo de cliques possível, é só estipular o orçamento diário e deixar o Google fazer o resto. 
  • Maximizar conversões: Nessa estratégia os lances são definidos de forma automática para trazer o maior número de conversões possível, dentro do orçamento diário estipulado. É utilizado o aprendizado de máquina do google para otimizar os lances durante cada leilão. Somente utilize com conversões configuradas e quando as conversões tiverem valores associados, do contrário sua campanha irá ter uma péssima performance.
  • CPC Otimizado (ECPC): Se você quer otimizar os seus lances para obter mais cliques e conversões ao mesmo tempo , essa estratégia é ideal. Aqui os lances são ajustados toda vez que existir uma probabilidade de gerar uma conversão. Importante: para ativar essa estratégia é importante ter no mínimo 15 conversões registradas na campanha. 
  • CPA desejado: Essa é a estratégia de custo por aquisição, por exemplo se você definiu um CPA desejado de R$5,00, o Google ajustará os seus lances para trazer o máximo de conversões dentro desse valor. Essa estratégia de lance também só deve ser usada quando sua campanha já estiver registrando conversões com valores associados.
  • ROAS desejado: Essa é uma estratégia de lance avançada, aqui você diz para o google quanto quer receber de conversões a cada real gasto em anúncios. De todas as estratégias de lances, essa é a que mais exige performance da sua campanha antes de começar a otimizar para esse objetivo específico.

Se você não tem experiência com o Google Ads, inicie com a estratégia de Maximizar Cliques. Se tem disponibilidade de tempo para dar manutenção na campanha, escolha a opção CPC Manual, e ajuste os lances sempre de forma que o seu anúncio esteja qualificado para o leilão.

Depois que sua campanha começar a registrar conversões, mude para um estratégia de eCPC e acompanhe os resultados. Senão, volte à estratégia anterior e espere acumular mais conversões antes de realizar a troca novamente.

Se sua campanha começar a ter muitas conversões, e tiver um valor associado, mude para Maximizar Conversões e acompanhe o comportamento. Se a campanha performar bem, é hora de mudar para CPA desejado. E por último, ROAS desejado.

Conclusão

Esperto ter ajudado nesse artigo a entender como funciona cada estratégia de lance no Google Ads e quando irá aplicar cada uma, de acordo com a performance da sua campanha. Um abraço!