fbpx

Automatizando tarefas manuais no Google Ads com scripts

utomatizando-tarefas-manuais-no-google-ads-com-scripts

Como automatizar tarefas manuais no Google Ads com scripts? Afinal, o que são scripts? Assim como diz a definição fazendo a pesquisa no Google: são linhas de comando destinadas a efetuar determinadas ações, ou seja, códigos Javascript prontos. E quais são essas ações? Veremos a seguir.

O que posso fazer com scripts?

As possibilidades são ilimitadas, porém iremos direcioná-lo para algumas ações bem específicas e que vão lhe poupar tempo (e dinheiro). Você pode adicionar, por exemplo, um script para pausar palavras-chave que tenha um índice de qualidade < 5 (palavras com baixa performance).

Levando em consideração o exemplo acima, imagine o trabalho manual a ser executado se você gerenciasse 50 contas simultaneamente. Por isso o poder dos scripts, ele é capaz de automatizar tarefas no Google Ads que são rotineiras de acordo com os critérios que você estabelecer.

Outro script que você pode usar dentro das contas que gerencia é o de pausar grupos de anúncios que possuem um baixo índice de CTR. Dessa forma, você para anúncios que tem uma performance baixa automaticamente e não gasta verba desnecessariamente.

Como criar scripts e automatizar tarefas manuais no Google Ads?

Se você é programador (e entende de Javascript), criar scripts se torna muito mais fácil do que alguém que é da área de marketing. Porém, é o profissional de marketing que conhece sobre Google Ads.

Para realizar o que um estrategista de links patrocinados precisa, ele deve orientar o que o programador deve fazer baseado na API oficial do Google Ads. Dessa forma, o programador entende o que deve e o que pode ser feito de acordo com a documentação disponível.

Para o profissional de marketing adquirir experiência suficiente para criar seus próprios scripts, recomendamos que você entenda primeiro o que é possível se fazer com eles atraves desse artigo, onde são listados os 100 principais scripts para serem utilizados em sua conta do Google Ads.
A partir daí, basta ver qual a sua necessidade e adaptar de acordo com seu cenário.