fbpx

Boas práticas para diminuir o custo por conversão no Google Ads

boas-praticas-para-reduzir-o-custo-por-conversao-no-google-ads

Antes de falarmos das boas práticas para diminuir o custo por conversão no Google Ads em si, vamos falar primeiro sobre o que é o custo por conversão? Bom, se você é gerente de tráfego ou pretende ingressar na carreira acostume-se com a pergunta: quanto está o custo por lead/venda?

O custo por conversão é a métrica que indica quanto custa para que um visitante realize uma ação que você determinou em seu site, independente qual ela seja. Normalmente, dizemos ao Google Ads que uma conversão é quando um lead realiza um cadastro ou quando uma venda é realizada. 

Ou seja, quanto menor o seu custo por conversão, mais resultados você estará entregando para seu cliente! Veja agora algumas dicas para diminuir esse indicador:

Otimização por segmentação geográfica

Ao configurar a segmentação geográfica em alguma campanha, devemos levar em consideração alguns fatores. 

Por exemplo: se você tem um e-commerce e no início da campanha segmentou a nível Brasil, rapidamente percebe-se no relatório da ferramenta que o seu custo por conversão em alguns estados é maior em relação a outros.

A melhor otimização nesse caso é reduzir os lances para esses estados ou até remover da campanha. Entenda que algumas regiões possuem comportamentos e interesses diferentes, por isso é importante ficar de olho no relatório e na métrica de custo por lead.

Otimização por segmentação de palavra-chave

Da mesma forma que na segmentação geográfica é possível fazer ajustes de lances, aqui não é diferente. Geralmente palavras-chave muito amplas tendem a contribuir para um custo por conversão caro, já que são palavras que não determinam qual o real interesse de quem está realizando a busca. 

É importante olhar no relatório de palavras-chave quais são aquelas que estão gastando boa parte do orçamento e não estão trazendo a conversão. Dessa forma você mantém seu orçamento à disposição de palavras-chave específicas que tem o custo por lead mais baixo.

Otimização para diminuir o custo por conversão no Google Ads, por Índice de Qualidade

O Google não detalha exatamente quais ações farão com que o índice de qualidade melhorem o custo por conversão, mas após anos de experiência, temos notado que alguns fatores contribuem para melhorarmos esse indicador.

Utilizar sempre a palavra-chave comprada no anúncio (principalmente no primeiro título e na descrição) e garantir que ela apareça na página de destino (no título e no cabeçalho H1) irá incrementar os seus indicadores de qualidade vertiginosamente. 

Isso fará seu CPC diminuir e, consequentemente, o custo por conversão também (pois mais pessoas estarão acessando seu site.

Conclusão

Possui mais alguma dica/sugestão sobre como diminuir o custo por conversão no Google Ads? Deixe um comentário!