Como funciona o robô do Google?

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Sabemos que o Google é o maior mecanismo de busca que existe no mundo. Por dia, são realizadas cerca de 3,5 bilhões de pesquisas em todo o mundo. Veremos agora como funciona o robô do Google, mais conhecido como Google Bot.

O que é o Google Bot?

O Google Bot nada mais é que um software que consegue rastrear qualquer página de internet pública. Este programa navega pelos links existentes nos código-fontes dos sites da internet, a fim de que sejam adicionados à um sistema de indexação de alta performance.

Para ficar fácil de entender, o indexador é o banco de dados dos mecanismos de buscas, que tem a finalidade de armazenar algumas informações, que são elas:

  • URL
  • Conteúdo em texto
  • Alt text (textos que identificam as imagens)
  • Título 
  • Entre outros 

Como funciona o rankeamento do Google Bot?

Para entender como funciona o Google Bot, é necessário entender quais são os principais pontos que ele leva em consideração, para definir quais páginas possuem mais relevância em alguns resultados de buscas. Existem mais de 200 critérios, mas aqui falaremos dos principais. Vejamos:

Palavra-Chave

Para o bot do Google, dois pontos são importantes se tratando de palavra chave: primeiro, ele leva em consideração a qualidade e depois a quantidade de vezes que ela aparece ao longo da página. Segundo: ele define as expressões equivalentes e as que são de acordo com o tema pesquisado. Quanto mais direcionado for a  palavra-chave para a pesquisa do usuário, as chances de exibição aumentam consideravelmente na SERP (Search Engine Result Page).

Imagem

Imagens são muito importantes para aumentar o envolvimento e experiência de um usuário no seu site. Quando você define as palavras-chave no atributo alt da imagem, aquela imagem também é indexada e consegue ser encontrada no Google Imagens, contribuindo também para a descoberta do seu conteúdo.

Domínio

Se o seu domínio/subdomínio possuir a palavra-chave buscada pelo usuário, sua relevância também aumenta consideravelmente.

Meta Tags

O Google Bot entende que essas tags são essenciais para identificar o conteúdo do site. Entenda como uma maneira de informar ao Google algumas informações relevantes que não estão no conteúdo da página, e sim uma informação adicional. É aqui que, por exemplo, você define a meta description, trecho de código que será exibido no resultado de busca.

Links Externos

Um dos principais fatores de rankeamento é quando existem links externos que apontam para seu site. 

Porém, devido à inúmeras tentativas de fraude para obter melhorias em posicionamento orgânico (mais conhecido como SEO Black Hat), o Google leva em consideração vários fatores sobre a origem/contexto do site externo que aponta para o seu.

Informações como autoridade do domínio, autoridade da página, relevância do contexto com a palavra-chave, entre outros, são fatores determinantes para o Google atribuir um peso a um link externo de qualidade.

Conclusão: 

Esses são apenas alguns dos tópicos para você entender basicamente o que é e como funciona o robô do Google. Apesar disso, você já pode usar essas dicas no seu próprio site e nos dizer quais foram os resultados obtidos. Esperamos o seu comentário!