Como abordar clientes como gestor de tráfego?

Todo gestor iniciante tem essa dúvida, o que falar? Como oferecer o meu serviço? Como abordar clientes como gestor de tráfego? E por ai vai, se você se identificou esse vídeo é pra você!

A primeira reflexão que quero te fazer: a grande parte dos clientes não têm ideia do que é tráfego. Então, eles não sabem que existe Facebook Ads, não sabem o que é Google Ads, por isso cabe a você fazer a pergunta certa para conseguir levar o cliente a entender que existe essa solução. E você será a pessoa que vai operacionalizar e trazer resultado.

Como abordar e não abordar clientes como gestor de tráfego

De que forma? Você nunca vai perguntar:

  • Com quem você está fazendo tráfego?
  • Como está fazendo Google?
  • Com quem está fazendo Facebook?

As perguntas certas são:

  • Como está o seu volume de vendas?
  • Como está a captação de novos clientes?

Muitas pessoas e empresas sobrevivem até hoje do boca-a-boca, de indicação. E se essas empresas pudessem ter um volume previsível de pessoas que vão procurar, fechar serviços todos os meses. Por isso, esse deve ser o discurso para abordar um cliente novo.

Porque é isso que enche os olhos das pessoas, elas não querem saber se vai usar Google, Facebook. As pessoas querem clientes, querem dinheiro e é nesse ponto que você precisa abordar, tocar na dor dela para oferecer Google e Facebook como uma solução para captar.

Por exemplo, uma das maneiras que você pode despertar o desejo nessas pessoas, uma vez que vai de acordo com o tipo de segmento. Se é um bem de demanda de necessidade, que as precisam contratar de qualquer forma, ofereça o Google. No entanto, se for um produto ou serviço de desejo, use o Facebook.

Sendo assim, o que você pode usar como exemplo para fazer os olhos dessas pessoas brilharem para te contratar? 

Google

Você vai buscar as palavras-chaves que representam o negócio desse cliente no Keyword Planner e vai apresentar para ele. Por exemplo, na nossa cidade para as palavras-chaves que as pessoas estão ativamente buscando pelo seu produto ou serviço, existem 30 mil buscas por mês. Ou seja, 30 mil pessoas estão buscando pelo o que você está oferecendo e você está sem cliente.

Qual será o resultado se você conseguir impactar 1% dessas buscas? Ou seja, estamos falando de 300 pessoas entrando em contato contigo todos os meses para comprar o seu serviço. É isso que o cliente quer, ele quer volume, quer resolver esse problema investindo o mínimo possível e com o maior retorno possível.

Então, esse é o papel do gestor de tráfego, otimizar esse tipo de investimento.

Facebook

O que você pode fazer para captar o interesse do cliente para contratar o seu serviço? Você pode no seu próprio gerenciador de anúncio criar o público, onde poderá selecionar os interesses relacionados ao ramo de atuação desse cliente. Você vai mostrar para esse cliente a quantidade de pessoas dentro da região, cidade, estado que o Facebook consegue entregar. 

Ou seja, estamos falando de uma audiência de 5 mil, 10 mil, 20 mil pessoas que são potenciais clientes que podem comprar o serviço.

Então é isso que fará o olho do seu cliente brilhar, foque na solução, no volume que pode ser gerado se você assumir a gestão daquela conta. Assim, vai facilitar bastante a contratação do seu serviço como gestor de tráfego e gerar resultado para esse cliente.