Qual a melhor correspondência de palavras chave?

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Assim como nos negócios não existem balas de prata, no marketing digital não seria diferente. E se tratando de campanhas no Google Ads, não existe a melhor correspondência de palavras chave, aquela que vai fazer seu tráfego aumentar em 80% ou melhorar suas vendas em 30%. O que existe são testes fundamentados em dados, e a partir disso, o aprimoramento do que deu certo ou do que deu errado.

O debate sobre correspondência de palavras gera bastante discussão, pois alguns gurus do marketing digital indicam a seguinte estratégia: se você tem dinheiro o suficiente para torrar (não investir, torrar mesmo), comece com palavras chave amplas, e após isso analise quais termos tiveram maiores resultados e coloque em correspondência exata. 

Como sabemos que são pouquíssimas empresas que podem se dar a esse luxo, principalmente no momento econômico que o país vem enfrentando, a recomendação mais sensata a se fazer é sempre pensar na sua persona: quem é o seu público-alvo, como ele pesquisaria no Google se precisasse do seu serviço/produto? Pois cada centavo que você investiu deve ser gasto com um potencial interessado, e não com um curioso qualquer da internet.

Qual tipo de correspondência de palavras chave escolher?

Após saber quem é realmente o seu público alvo, nossa sugestão é sempre trabalhar com palavas chave de correspondência de frase e ampla modificada: essas duas correspondências evitam que o anúncio apareça para pesquisas frias, e tornam a campanha mais relevante evitando gastos exorbitantes.

Outro ponto extremamente importante é já iniciar uma campanha com uma listagem de palavras negativas. Não precisa esperar o clique acontecer pra saber termos que não são de interesse do seu negócio. Você pode usar ferramentas como keywordtool.io ou o próprio planejador de palavras do Google para identificar esses termos.

A medida que os cliques forem acontecendo, adicione os termos que fazem sentido ao seu negócio como palavras-exatas: o índice de CTR delas é extremamente alto, eleva as chances de conversão, mas em alguns casos, é onde tem o CPC mais caro (mas compensa se for uma palavra que tem uma boa taxa de conversão).

Pra finalizar, nunca utilize palavras amplas na sua campanha. Ela irá ativar o seu anúncio para buscas totalmente irrelevantes, fazendo você gastar dinheiro e não ter nenhum retorno com as campanhas.

Conclusão

Como mencionado no início do artigo, não existe bala de prata você terá que testar qual a melhor correspondência para o seu tipo de negócio e poder assim investir mais nessas palavras chave. Aprenda como otimizar as campanhas de Google Ads depois que elas forem para o ar.