Como é o comportamento do consumidor online?

Como é o comportamento do consumidor online? Principalmente no último ano, o comportamento do consumidor mudou muito e os empreendedores precisam se adaptar e construir uma nova forma de trabalhar. 

Hoje em dia, o consumidor não é fiel a marcas ou a determinadas lojas. O que é importante para o cliente, é se o produto vai chegar no tempo correto, se há um cupom de desconto ou se ele vai receber um brinde junto ao seu pedido.

Os preços nem sempre são o fator determinante para a finalizar a compra, mais do que o produto, o consumidor compra a experiência e quer se sentir importante.

Quantas vezes você comprou da mesma loja virtual? Provavelmente, para você repetir a compra no mesmo lugar, houve algum incentivo. Descontos, indicações, frete grátis, entre outros benefícios que podem ser usados para fidelizar o cliente. 

Além disso, a compra online é confortável para o consumidor. No site, é possível ter todas as informações necessárias, sem precisar que um vendedor fique explicando por horas os benefícios do produto.

Uma campanha bem montada, atrai a atenção e leva o cliente para a página exata do produto, sem ele ter que procurar por aquilo, além de não exibir os produtos dos concorrentes. 

Saiba mais sobre campanhas patrocinadas clicando aqui.

Por que entender o comportamento do consumidor online é importante?

Conhecendo bem o seu cliente, é possível customizar seu produto de uma forma que ele se sinta importante e parte de algo. É um grande diferencial quando o cliente consegue se identificar com a compra. 

Algo muito importante também, é a prova social. Naturalmente, procuramos por opiniões sobre aquele produto e qual foi a experiência do outro com aquela loja. Portanto, invista em depoimentos, mostre para seus clientes que é seguro estar ali e adquirir um produto seu. 

A facilidade do processo também é algo que induz o consumidor a finalizar a compra. Se houver muitas etapas até concluir o pagamento, o cliente terá tempo de questionar se vale a pena ou não pagar por aquele produto. 

Hoje em dia, há um órgão que estuda sobre o comportamento do consumidor e fala sobre como ele se porta perante as compras online. São informações retiradas de pesquisas feitas e são dados extremamente valiosos para criação de campanhas. 

Gostaria de saber mais sobre o comportamento do consumidor? Clique aqui e confira nosso post sobre O que é um checkout transparente?