Como estimar o ROI de anúncios em seu e-commerce?

Como estimar o ROI de anúncios em seu e-commerce? Primeiro, vamos entender o que é ROI e qual a importância dele nas estratégias de marketing para o seu e-commerce. ROI é a sigla para Return on Investment (Retorno sobre o Investimento), que é a relação do valor do produto, gastos em marketing e o valor da venda.

É de extrema importância que esses valores estejam estipulados, principalmente, para mostrar o valor investido em campanhas de tráfego, redes sociais e tudo que engloba o marketing.

Parâmetros de base para anúncios em seu e-commerce

Para estimar o ROI de anúncios em seu e-commerce, é preciso aprender sobre os parâmetros básicos e que precisam ser consideradas quando criamos campanhas. 

Em média, pagamos 0,30 centavos para cada pessoa que clica em nosso site, ou seja, este é o valor do CPC (Custo por clique). Aqui estamos falando de um valor médio, mas ele pode variar de segmento para segmento.

Outro parâmetro importante é o CTR (Taxa de cliques), ele mostrará qual a relevância que a sua campanha teve. Também avaliará o desempenho das suas palavras chaves e anúncios, que em média gira em torno de 2%.

A taxa de conversão de carrinho é estimada em 10%, ou seja, este é o percentual que além de visitar o seu site, adicionar os produtos no carrinho, também concretizará a venda pelo seu site. 

Analisando a taxa de conversão do e-commerce, onde analisamos quem entrou no site, teve alguma ação avançada, adicionou no carrinho e concretizou a venda, chegamos ao percentual de 1%. 

Esses percentuais são médias trazidas de análises realizadas em algum e-commerce que já esta no mercado. Por estes números, é possível ter um norte de como as suas taxas precisam estar para ter bons resultados. Tudo isso dentro da sua realidade. 

Analisando a estratégia de ROI para anúncios em seu e-commerce

Quando falamos de estratégia de ticket médio, precisamos entender como o funil de vendas funciona, pois, começaremos nossa estratégia de baixo para cima, ou seja, se o nosso ticket médio é de R$ 150,00 e a meta é R$ 45.000, é preciso fechar 300 pedidos/mês, que equivale a 1% da conversão. 

Para fechar os 300 pedidos/mês, é preciso fechar 3000 carrinhos, o que equivale a 10% da conversão. Portanto, para que todo o seu esforço seja válido, além dos recursos investidos, é preciso que estes números sejam alcançados. 

Acompanhando o caminho do funil de vendas, para chegarmos aos valores citados anteriormente, é preciso ter 30.000 cliques, o que representará 2% de CTR (Taxa de cliques) e para isso, é necessário alcançar 1.500.000 pessoas, com o CPC (Custo por clique) a 0,30 centavos. Então, esta estratégia custará R$10.000. 

Por isso, nessa média histórica do e-commerce, você conseguirá utilizar estes parâmetros como base para iniciar o seu planejamento estratégico.