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Criando campanhas de tráfego para Artista de Música

Criando campanhas de tráfego para Artista de Música. Se você gosta de música ou trabalha com música, este artigo é para você. Se havia dúvidas que o Google também é um lugar para artistas, aqui você aprenderá as melhores estratégias para criar campanhas que atraiam ainda mais público para conhecer o seu trabalho.

Não há quem não goste de música, que não tem aquele gênero que se identifica mais e gosta de escutar trabalhando, estudando, em reuniões sociais, entre outras situações. Independente do tipo, a música, por muitas vezes, marcará momentos importantes da nossa vida.

Alguns artistas ainda encontram dificuldade para ganhar seu espaço no mercado musical. Muitas vezes, apenas o talento não é suficiente, é preciso trabalhar de forma inteligente na divulgação das músicas.

Os primeiros pontos levantados para começar a campanha são a distribuição do trabalho e o reforço do nome do artista em determinados conteúdos. Antigamente para um artista se tornar famoso era preciso aparecer em programas de TV e na rádio, porém este cenário mudou.

Além disso, não existem mais CD’s e DVD’ s à venda, abrindo o leque dos artistas para trabalhar sua música nas diversas plataformas que existem hoje em dia. Ou seja, houve uma mudança de comportamento do consumidor e precisamos localizá-lo, definir quais são os gêneros mais escutados, quais plataformas ele está e como faremos que nosso artista seja apresentado para ele.

Hoje em dia temos vários canais para escutar música e para divulgação, como as redes sociais, porém a melhor ferramenta para investir em tráfego no momento será o Youtube, pois o algoritmo sugere alguns vídeos e você também pode buscar por algo.

Criando os anúncios no Youtube, aumentará as visualizações e os inscritos, assim os compartilhamentos acontecerão de forma orgânica e espontânea. Assim, aumentamos a autoridade daquele artista, o que é de extrema importância para o Youtube.

As redes sociais dos artistas serão utilizadas para mostrar o dia a dia, os bastidores das gravações ou até shows, além de conhecer mais do trabalho dele, mas para consumir suas músicas, serão outros canais e não é interessante investir em tráfego para as redes sociais.

Estratégia para campanhas de Tráfego pago para artista de música

A principal estratégia será aumentar as visualizações e o alcance de novos ouvintes com vídeos de músicas, não necessariamente clipes, pode ser voz e violão ou até mesmo uma foto do artista com a música tocando.

Aumentando as inscrições no canal, este público será direcionado para os demais canais e redes sociais do artista, aumentando o compartilhamento orgânico. Para anunciamos os vídeos no Youtube, precisamos respeitar e aplicar algumas regras exigidas na plataforma. Muita atenção para o título, ele precisa conter Nome do artista + nome da música, assim fica mais fácil de encontrar seu vídeo.

Outro ponto muito importante é a descrição, ali você colocará links para outros vídeos, suas redes sociais e outros canais utilizados para a divulgação. Dessa forma, a descrição terá os links, a letra da música para gerar mais engajamento e aumentar a possibilidade de ser encontrado, as tags com trechos do refrão ou de partes específicas.

Criando campanhas de Tráfego pago para artista de música

Quando vinculado à conta do Youtube no Google Ads, automaticamente é disponibilizado as interações que o seu público tem em seu canal. Dessa forma, conseguimos configurar quais campanhas e quantos dias seu anúncio ficará ativo.

Por exemplo, o público que recebe a notificação, mas em primeiro momento não clica no vídeo, será impactado daqui a 90 dias, depois em 365 dias e por fim em 540 dias. Dessa forma, nós reforçamos o conteúdo para o inscrito.

No Youtube temos 3 principais tipos de campanhas, são eles o In Stream que é aquele vídeo que você pode pular, Discovery que são os vídeos sugeridos pela plataforma e o Bumper ADS, são os vídeos que não é possível pular.

Na plataforma do Google Ads, encontramos a opção Vídeo, sendo totalmente focada no Youtube que difere da campanha de Discovery que pode ser feita para os demais canais, como as propagandas que aparecem nas páginas dos sites sendo focadas em conversão, o que não é o caso para este nicho.

Exemplificaremos a estrutura do nosso público ao criamos a campanha:

00 – Inscreveram em 365 dias (Campanha In-Stream)
01 – Visualizaram o canal em 90 dias (Campanha Discovery)
02 – Visualizaram vídeo em 90 dias (Campanha Discovery)
03 – Visualizaram anúncios em 90 dias (Campanha Discovery)
04 – Keywords Canais Tópicos Públicos alvo

Quando o usuário está no topo do funil, ele não procurará pelo artista ou pela música e sim pela categoria, por isso trabalharemos os Keywords (palavras-chaves) para aparecerem nos resultados da busca.

Outra estratégia que utilizamos são os canais, onde é possível relacionar seus vídeos há outros canais referência em seu nicho, assim o seu conteúdo também aparecerá no resultado desta busca.


Os Tópicos também são uma estratégia que o Google Ads oferece para relacionar o seu conteúdo as opções disponibilizadas por ele e também possui o Público alvo filtrado por comportamento.

O Google tem várias formas de se trabalhar e você, como gestor de tráfego pode explorar bastante quando for criar as suas campanhas. Em nosso canal do Youtube temos várias aulas como está direcionada para outros nichos, se inscreva e saiba tudo sobre ADS.