Os 3 principais erros ao criar uma campanha no Google Ads

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Quando se começa a anunciar no Google Ads, a primeira pergunta que fica é: será que estou fazendo algo errado? Para evitar os erros mais comuns, nosso objetivo com esse artigo é lhe ajudar listando os 3 principais erros ao criar uma campanha no Google Ads. Acompanhe comigo!

1 – Palavras chave amplas

Se esse não for o erro mais comum, é um dos mais graves. Costumo dizer que as palavras chave são o coração da campanha, e é aqui que devemos tomar muito cuidado pois um simples erro pode levar a uma péssima performance e ROI negativo. 

Palavras-chave amplas podem trazer um gasto muito alto para a campanha e não trazer os resultados almejados ao se utilizar o Google como canal de captação de clientes.

A dica aqui é: sempre use palavras chave com algum tipo de correspondência: exata, de frase e/ou ampla modificada. Você pode aplicar uma metodologia chamada Single Keyword Ad Group (SKAG), que melhora significativamente o resultado de suas campanhas.

Um outro ponto importante é determinar se as palavras-chave escolhidas são as ideais, do ponto de vista de volume de busca mensal, custo por clique e concorrência.

Para isso, você pode utilizar as seguintes ferramentas para ajudá-lo a descobrir essas informações e embasar melhora  sua escolha.

2-  Segmentação de local

Se você tem um negócio local em um bairro específico, não faz sentido anunciar para toda a cidade, concorda? E se você entrega em todo Brasil, não são todas as cidades do país que seu público-alvo está concentrado, certo?

Esse é outro erro comum que vejo em campanhas, principalmente quando se trata de e-commerces. Os maiores números de consumidores que realizam compras em lojas virtuais estão localizados na região sudeste, e se você escolhe uma segmentação a nível Brasil, seu anúncio pode aparecer para uma pessoa do Acre, onde o valor e tempo do frete inviabilizariam a transação.

No caso de negócios locais, quanto menor o raio de exibição do anúncio, melhor é a tendência de resultados. Por exemplo: Se você é um dentista e o seu consultório está localizado no no bairro Jardim Paulista em São Paulo/SP, o ideal é que segmente um raio a partir do seu endereço, para alcançar somente as pessoas em torno do bairro, e assim aumentar as chances daquelas pessoas agendem uma consulta.

A regra de segmentação por localização é: quanto mais específico for, melhor tende a ser o seu resultado.

3-  Direcionamento do anúncio para a página institucional do site

Quem nunca fez uma pesquisa por um produto/serviço e caiu na página errada?
Oras, se eu pesquiso por “comprar iphone”, eu quero ou pelo menos espero cair em uma página que fale sobre iphone, qualquer coisa diferente disso eu simplesmente saio e vou atrás de outro site. 

Esse é um dos erros que faz com que a sua empresa jogue dinheiro no lixo, pois o anúncio direciona os clientes para uma página que não atende às suas necessidades específicas.

Dê ao visitante exatamente aquilo que ele procura, não o faça pensar. Se ele procura por “serviços de manutenção de carro”, envie-o a uma página que fale especificamente de serviços de manutenção de carro, e não sobre venda de peças automotivas com desconto (pelo menos não como mensagem principal).

Outro fator que influencia esse direcionamento generalista de conteúdo é o índice de qualidade dos anúncios: se a página de destino conter as palavras-chaves presentes na busca em pontos estratégicos do site (como título, url e cabeçalho H1), o seu índice ganha bastante relevância, seu custo por clique diminui e você garante posições melhores no leilão.

Conclusão

Com essas três dicas simples, você já garante que sua campanha do Google Ads não cometa erros básicos, e a diferença de resultados que serão gerados é notável logo a partir da primeira semana que a campanha estiver no ar.