Guia de como otimizar campanhas de rede de pesquisa do Google Ads

Criei a campanha já faz uma semana e agora? O que devo fazer para otimizar os anúncios? Embarque nesse passo a passo de como otimizar as campanhas de rede de pesquisa no Google Ads para obter os melhores resultados.

1 – Negativação de palavras-chave

Após uma semana de campanha no ar (de acordo com a verba investida), é de suma importância realizar a manutenção da conta para negativar termos irrelevantes, que podem ter ativado os anúncios. 

Por exemplo: Se você anuncia curso de inglês e observou que nos termos de pesquisas, o anúncio foi ativado por pesquisas como: curso de espanhol, gratis, gratuito, curso barato de inglês, etc.

Você deve fazer a negativação de todos os termos que não tem relação com o serviço que você oferece, ou com a oferta apresentada no anúncio.

2 – Pause palavras-chaves com baixo volume de buscas

Outra otimização a ser feita logo no início da campanha, é fazer a pausa de palavras-chave com baixo volume de busca. São aquelas palavras chave que tem o status em vermelho escrito “baixo volume”.

Se dentro de uma semana essas palavras não mudarem o status para qualificadas, pode pausa-las pois isso influencia nos indicadores e, consequentemente, na performance das campanhas. 

3 – Adicione termos que julgar relevante

No relatório de termos de pesquisas, é possível visualizar palavras-chave que ativaram os anúncios, e talvez na hora da escolha inicial de palavras-chave da campanha, você não tenha pensado (da mesma forma que acontece com palavras-negativas). 

Como exemplo: Suponha que você tenha uma empresa de limpeza de sofás e no relatório aparece os seguintes termos: limpeza de sofá de 2 lugares, limpeza de sofá de couro, limpeza de sofá de canto.

Se alguns desses termos forem relevantes e fazem parte da oferta de serviços que você atende, vale a pena adicioná-las à campanha e analisar como será a demanda/performance. 

4 – Ajuste de lances para dispositivos diferentes

Essa otimização pode começar a ser feita após, em média, 20 dias de campanha no ar. Dessa forma você tem uma base mínima de dados para ajustar os lances de acordo com o comportamento dos usuários.

Na maioria dos casos, o maior número de cliques advém de celulares, e em casos de transações online, o maior número de conversões acontece em desktops. Tablets tem um percentual mínimo, nem vale a pena fazer nenhum ajuste, o que vier é lucro.

Portanto, se observar que o dispositivo “celular” trouxe a maior parte das conversões, vale fazer um aumento no lance de 10% á 20% a mais contra computadores que tiveram cliques mas não trouxeram conversões. Caso contrário, ajuste o lance para computadores.

5 – Ajuste de lances para localização geográfica 

Se no seu relatório alguma região ou cidade se destacar mais que as outras localidades segmentadas, é interessante que dê um lance maior para as cidades que trouxerem mais resultados.

Uma estratégia para avaliar a longo prazo, seria criar uma campanha dedicada para aquelas cidades de destaques, que tenham um maior volume de tráfego e que convertem mais. 

6 – Pause anúncios com CTR baixa

Se você trabalha com grupos de anúncios que tenham pelo menos 3 anúncios diferentes, dentro do primeiro mês de campanha você terá como avaliar qual gerou mais resultados e pausar aqueles com CTR’s baixas, adotando a estratégia de configurar novos criativos com base naqueles que trouxeram resultados.

7 – Pause palavras chaves com ìndice de qualidade < 7 

Uma otimização que poucos param para avaliar é a de pausar palavras chave com baixo índice de qualidade. Essas são as palavras que não se comunicam com eficiência ao seu público e acabam reduzindo os indicadores de performance da sua campanha. 

Por isso, existem duas maneiras que elas podem ser analisadas. Se feita de maneira manual, um intervalo sugerido é de 15 dias, porém você consegue automatizar essa ação utilizando scripts.

8 – Avaliar custo por conversão

Por fim, e não menos importante, devemos avaliar o custo por conversão. Geralmente, palavras chave muito amplas tendem a ter um custo por lead elevado, e devem ser pausadas quando esse cenário acontecer (foque em palavras mais específicas que performam melhor)

Outra forma de otimizar é mudar a estratégias de lance inteligentes para o CPC otimizado, que aumenta o lance sempre que há uma probabilidade de conversão. Essa opção só deve ser ativada depois que sua campanha registrar pelo menos 30 conversões nos últimos 14 dias

Outro fator é a segmentação por local, algumas cidades e regiões podem ter um custo maior do que por exemplo, alguns raios segmentados. A mesma estratégia de remover cidades que não performam ou dedicar uma campanha para uma região que se destaca em relação às outras, deve ser aplicada aqui também.

Conclusão

Espero que tenha sido útil essas dicas de como otimizar campanhas de rede de pesquisa do Google Ads, e se quiser se aprofundar mais no tema e entender como aplicar otimizações aplicadas ao seu caso, pode contratar uma consultoria de Google Ads para que eu lhe ajude a impulsionar seus resultados. Um abraço!