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Resultados de Marketing Digital: Como agir com clientes mal informados e ansiosos

Como agir com clientes mal informados e ansiosos por resultados de marketing digital

É muito comum encontrar clientes que querem resultados de marketing digital imediatamente ao contratar os serviços de uma agência, acreditando que a responsabilidade desse setor foi completamente terceirizada. Isso pode acontecer devido à falta de informação que se tem sobre o que realmente é marketing, gerando então forte ansiedade por resultados.

Um dos problemas que chega com isso é a falsa impressão de que os resultados surgirão do dia para a noite. De que o trabalho de marketing digital iniciado funcionará como uma pílula mágica e, rapidamente, ele estará com as vendas no topo!

Mas nós, autoridades na área, sabemos que não funciona assim. Por isso, listei neste post algumas dicas para entender melhor como lidar com essas situações e educar os clientes da maneira mais assertiva. Acompanhe!

Marketing digital ou mágica?

Nas conversas iniciais com o cliente, é muito comum dele trazer como exemplo de resultado almejado o trabalho de alguns dos seus concorrentes. Conta do Instagram com engajamento relevante, site com muita visita, conteúdos com muita conversão: é assim dessa forma que o cliente também deseja ser.

Mas a diferença que existe entre o seu cliente e o concorrente é que este desenvolve o seu marketing digital há muito mais tempo, e com isso não tem comparativo! E é então que a importância de fazer um alinhamento entre expectativas e realidade com o seu cliente se torna mais forte. 

Não é mágica! O marketing digital é um processo construído com tempo e trabalho constante. Apenas dessa forma é que os resultados de excelência poderão ser esperados.

Como alinhar as expectativas

Para frear essa ânsia toda do cliente e colocá-lo na função de ajuda para que o seu trabalho faça sentido e os retornos sejam positivos, te darei algumas dicas.

Você precisa se basear em três pilares: 

#1 – Fotografe o seu trabalho

“Mas… como assim, Marlon?” 

Documente como era o cenário antes de você, o durante seu trabalho e o depois da sua entrega. Um dos maiores aliados de sucesso no marketing digital é a possibilidade de mensurar a produção e os resultados. 

Portanto, mostre para o seu cliente em números como ele partiu do ponto A, passou para o ponto B durante o seu trabalho e agora está chegando no ponto C graças a suas entregas! 

#2 – Exponha as pequenas vitórias

Aumento de acessos no site, aumento do número de leads, aumento de engajamento nos perfis de redes sociais, aumento na taxa de abertura de e-mail marketing… tudo isso conta como vitórias para que o seu cliente entenda o valor –– e sucesso! –– que o seu trabalho tem.

Entendemos que, no final das contas, o que o cliente realmente quer saber é se as vendas aumentaram. Porém, quando você mostra essas evoluções ao longo do percurso, ajuda a sustentar o trabalho a longo prazo até o momento que você conseguir entregar os resultados que ele deseja. 

#3 – Marketing digital é um processo e não um produto

O serviço que você oferta representa a construção de marca, construção de identidade, construção de comunicação com o público alvo. A constância dessas atividades é o fator que gera o famigerado retorno financeiro. 

Então, cabe a você educar o seu cliente desde o primeiro dia, alinhando as expectativas, para que você consiga desenvolver um trabalho que ele possa enxergar valor e estar comprometido com os resultados. O marketing digital é o meio e não o fim.