O problema de trabalhar com freelancers de marketing digital

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Em nosso mercado, mesmo com o freelancer de marketing digital, existe um eterno conflito sobre a precificação dos serviços e a qualificação da equipe que executa o trabalho.

A verdade é que o cliente sempre vai achar tudo caro. Mas se você abaixar demais o seu preço, pode acabar pagando para trabalhar recebendo o mesmo nível de cobrança.

Então, como lidar com essa dualidade? Como receber o valor justo pelo serviço e manter o seu colaborador engajado e motivado financeiramente? Quais outras situações podem surgir a partir desse cenário? Descubra tudo isso a seguir.

Duração do contrato com freelancer de marketing digital

Uma situação muito comum que você vai se deparar eventualmente é sobre o tempo de contrato para prestação de serviço.

Entretanto, o que acontece é que o cliente já passou por experiências ruins com outros profissionais não qualificados, e não ter um compromisso a longo prazo acaba reduzindo as chances de uma insatisfação com as entregas. 

Dessa forma, a situação acaba contribuindo para outro problema muito comum nas agências: a qualificação dos profissionais.

Não é frustrante quando você desenha um projeto, alinha as expectativas com o cliente mas a equipe não consegue executar da forma planejada, entregando um resultado insatisfatório? 

Todavia, para ter uma equipe que seja realmente qualificada, é simples: basta remunerar seus profissionais à altura. Na verdade, sabemos que de simples isso não tem nada. O que impede essa situação de acontecer é que os clientes não querem pagar o valor justo para o trabalho contratado.

O paradoxo da entrega X qualidade

Como será possível entregar um serviço de qualidade a um preço competitivo, que o cliente entenda o valor do investimento, que você consiga motivar financeiramente sua equipe e que o resultado final saia com alta qualidade?

Dessa forma, um desdobramento infeliz dessa situação é quando você finalmente consegue provar o real valor do seu trabalho para o cliente, ele começa a te cobrar dobrado pela qualidade das entregas, gerando certa desconfiança ou pressão nas produções.

Então, qual o melhor dos dois mundos: ter um profissional em que você confia, que execute o trabalho ou ter um cliente pagando um preço justo pelos resultados que ele está recebendo? 

Como montar sua equipe dos sonhos

Muitos pensam que a saída está na terceirização do trabalho. Você planeja as estratégias, faz a venda para o cliente, contrata alguns profissionais para executar o processo e fim. Parece genial, não é? Isso pode realmente ser uma excelente saída… até o primeiro problema acontecer. 

O ponto que vale muita atenção na relação com freelancer é que essa categoria de profissional trabalha para si mesmo, ou seja, ele pode ter várias outras demandas além da sua.

Freelancer de marketing digital: prós e contras

O modelo de trabalho autônomo do freelancer de marketing digital pode gerar uma sobrecarga no trabalho dele e, possivelmente, uma queda na qualidade das entregas, prazos estourados ou, na pior das hipóteses, a quebra no combinado de trabalho que vocês criaram. 

Veja bem: você já havia firmado o compromisso com o seu cliente! Isso pode acabar gerando uma situação muito difícil de lidar, pois será a sua empresa quem irá responder pela responsabilidade do projeto.

Atenção!

O que digo aqui não é para desmerecer ou inferiorizar o trabalho do profissional freelancer de marketing digital. Boa parte das vezes, eles são peça-chave para o funcionamento de uma estratégia. O que quero dizer é que você não deve terceirizar 100% a responsabilidade do projeto de marketing do seu cliente.

Recomenda-se que a contratação do freelancer de marketing digital aconteça apenas em trabalhos pontuais. Dessa forma, caso aconteça desse profissional romper com você, as consequências podem ser controladas, evitando a criação de má reputação do seu nome e da sua marca no mercado.

Assim, entende-se que a prática mais segura para entregar trabalhos de altíssima qualidade, dentro de todo escopo construído com o seu cliente, é contratar profissionais que executem a tarefa e que você apenas coordene as produções.

Isso gera uma gestão mais saudável do serviço e aumenta a produtividade da sua empresa.