Google Ads: Como captar leads no marketing digital

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Como conseguir captar leads é uma das dúvidas mais comuns entre os profissionais de marketing digital. E não estou falando de qualquer tipo de lead: o foco aqui é em pessoas qualificadas para a compra. 

Já falamos aqui no blog sobre os tipos de anúncios que o Google Ads oferece e quais deles melhor se encaixa com o tipo de negócio do seu cliente. 

Agora, vamos falar mais sobre onde captar interessados na aquisição do produto ou serviço. Te ensino a seguir quais os melhores lugares de captação. Quer descobrir?

Como começar a captar leads no marketing digital

Quer seja como profissional autônomo ou como agência, você precisa de um site e/ou redes sociais que geram autoridade. As pessoas investigam esses dois domínios para ver se a marca é de confiança e transmite o profissionalismo necessário. 

Sabendo disso, vale dizer que existem muitos profissionais do marketing digital que tentam vender um serviço que não fazem a si próprio. Agindo assim, fica quase impossível do lead ver valor no trabalho que a própria marca não faz para ela mesma.

Comprovando o knowhow

Para mostrar ao seu futuro cliente que você domina aquilo que se propõe a vender, crie um portfólio que gere credibilidade. Caso você esteja começando, saiba que essa documentação é fundamental quando for apresentar uma proposta comercial. 

Assim, você precisa comprovar que já trabalhou com isso antes e mostrar quais resultados gerou a partir disso. Ninguém quer ser utilizado como laboratório para testes ou experimentos. 

Por isso, se você ainda não tem muita experiência, ofereça seus serviços para quem você conhece a um preço mais em conta ou até mesmo sem cobrar nada. Essa é uma forma de gerar portfólio, comprovar conhecimentos e construir uma credibilidade para que seus futuros clientes acreditem no seu trabalho

Proposta comercial e contrato

É importante que você tenha um modelo de proposta comercial para apresentação presencial ou online. No final deste post, deixarei um link para que você baixe um modelo gratuito.

Além de transmitir seriedade à negociação, contar com um modelo de proposta que agrega valor na relação profissional. 

Dessa forma, outro ponto muito importante é ter um modelo de contrato para se resguardar sobre as responsabilidades com os seus clientes. É muito comum fechar um trabalho e, automaticamente, o cliente achar que você é 100% responsável pelo marketing.

Por isso, o contrato te ajuda a colocar limites sobre o que está no escopo do projeto e até onde a sua função vai. Caso contrário, você vai acabar pagando para trabalhar para esse cliente.

Onde e como prospectar clientes

Agora que você sabe que precisa de um site e/ou páginas nas redes sociais, de um portfólio, de um modelo de trabalho e de contrato, chegou a hora de descobrir onde e como prospectar os novos clientes.

Prospecção online

Procurar por clientes que já buscam pela solução do problema pode ser mais fácil do que tentar converter um lead frio. 

Para isso, existem algumas plataformas onde o próprio cliente anuncia o tipo de serviço que precisa para que o profissional se candidate na oferta de trabalho. Veja só algumas delas:

Workana: essa é uma plataforma de trabalho para freelancers e contratação independente. O lead publica sua demanda e você se candidata para concorrer o posto de profissional responsável. 

Tratativa: uma plataforma relativamente nova onde você compra créditos para utilizar como moeda de negociação. Cada crédito adquirido permite que você entre em contato com os clientes que oferecem os serviços. Uma maneira bem interessante também de você fazer uma prospecção ativa.

Crowd.Br: aqui, a própria plataforma faz o intermédio candidato-profissional. Uma proposta muito interessante para prospecção.

Outras plataformas que também valem ser mencionadas são o 99 freelas e o Get Ninjas.

Em todas essas sugestões que listei acima você tanto pode entrar em contato direto com os clientes ou eles próprios podem manifestar interesse na sua contratação. 

Guerra de preços

Um conflito muito comum da prospecção em canais online é o fator preço. Como existe muita demanda, os preços podem acabar indo lá embaixo. Isso é ruim, pois o seu retorno financeiro pode não ser tão alto no início quanto queria.

Porém, o lado positivo disso é que além de você criar uma carteira de clientes ao longo do tempo – o que, consequentemente, aumentará seus ganhos –, é que a sua experiência na área irá decolar.

No final das contas, você conseguirá um faturamento interessante devido ao volume de trabalho. Portanto, vale pensar em iniciar a carreira dentro dessas plataformas.

Prospecção offline

Para conseguir clientes longe dos meios digitais, os primeiros locais que você deve procurar são negócios locais, como pequenas empresas de bairro, lojinha, prestadores de serviços locais e afins. 

Esse tipo de negócio menor pode ter mais resultados porque irão comunicar com pessoas que estão buscando pela especialidade daquele cliente, daquele serviço. 

Pesquisas no Google

A melhor forma de se destacar como um especialista é nichar, escolha um segmento específico para atuar e quando alguém por exemplo: pensar em marketing digital para Dentistas, você pode ser o profissional com o maior know how a ser contratado pela mesma. 

Normalmente, são empresas que não se ligam tanto marketing digital, captação de leads ou que, por algum motivo, não fazem esse trabalho, mas acabaram ranqueando organicamente ao longo do tempo. 

E por falar em pesquisas no Google, você sabia que oferecer o serviço de anúncios na plataforma na plataforma Google Ads para o seu cliente pode aumentar as chances em 90% de fechamento de contratos. Hoje existem 3,5 bilhões de buscas no Google diariamente, e o seu futuro cliente pode está perdendo dinheiro por não estar anunciando na ferramenta número 1 de vendas da internet.

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Associações comerciais

A minha agência de marketing Lambda está localizada na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Por aqui, temos a Câmara de Dirigentes Lojistas, mais conhecida como CDL. Acredito que essa entidade também exista em outras cidades. 

Eles possuem um catálogo com vários associados. Tornando-se um afiliado, você consegue entrar em contato com esses associados e prospectá-los ativamente.

Grupos de networking

Este, em especial, me ajudou bastante no firmamento da minha empresa. Fiz parte do Business Network International, o BNI, aqui em Belo Horizonte. Em geral, esses grupos são espaços onde você conhece pessoas que te indicam outras pessoas, possíveis clientes.

Grupos de networking também podem ser uma forma você conseguir captar os primeiros clientes.

Parceria com agências e outros profissionais 

Já mencionei isso anteriormente, mas não custa lembrar: é melhor você ser muito bom em uma especialidade do que tentar ser mediano em muitas. 

Por isso, busque parceiros que complementem o seu trabalho. Esse tipo de relação é benéfica para todos os lados e te ajuda a firmar o seu nome ou da sua empresa com ainda mais qualidade.

E então? O que achou dos lugares para captar leads no marketing digital que te mostrei? Deixe um comentário nos contando. E ah, como prometido, clique aqui e baixe o modelo de proposta de negócio grátis.