Qual tipo de cliente abordar e como abordar?

Quero te mostrar qual tipo de cliente abordar e como abordar com A MELHOR ESTRATÉGIA, na minha opinião, para um gestor de tráfego iniciante conseguir seus primeiros clientes rumo a renda de R$ 5.000 por mês.

Dentre os vários segmentos de possíveis clientes, eu aconselho você ir atrás dos que tem poder financeiro para te remunerar bem e para investir uma boa quantia de dinheiro em anúncios online.

De nada adianta o cliente ser bom no que faz, gerar resultados para os clientes dele, se ele não tem condições financeiras de pagar pelo seu serviço e de investir uma quantidade de dinheiro suficiente em anúncios online para você gerenciar e gerar resultados para ele.

Clínicas odontológicas e de estética geralmente são empresas que possuem este poder financeiro. Outro fator importante destes tipos de negócios é que as pessoas pesquisam por eles no Google quando querem contratá-los.

Anunciar na rede de pesquisa do Google, quando a empresa vende um serviço/produto de necessidade, é a forma mais rápida de gerar resultados para uma empresa que investe em anúncios online, pois quem pesquisa por isso já está querendo contratar o serviço.

Agora que você tem o segmento de clientes definido para começar, você precisa saber como abordar os dono(as) destes negócios.

Pesquise no Google e no Google Maps as clínicas odontológicas e de estética da sua cidade, e faça uma lista delas com endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc. Coloque todos os meios de contatos que conseguir achar.

Da mesma forma que você pesquisou, as pessoas interessadas nos serviços destas clínicas também pesquisam, e é isso que você vai usar como abordagem.

Dê preferência para abordagens presenciais, para passar mais confiança ao dono(a) do negócio de que você não está oferecendo uma “mentira” para ele.

Uma reflexão que quero te fazer é: a grande parte dos donos(as) de negócios locais não têm ideia do que é tráfego.

A maioria deles não sabem que existe Facebook Ads (mas clicam no botão impulsionar para “fazer um teste”), não sabem o que é Google Ads (mas clicam em links de anúncios sem ter idéia que são resultados pagos), por isso cabe a você fazer a pergunta certa para conseguir levar o cliente a entender que existe essa solução, e que você será a pessoa que vai operacionalizar e trazer resultados.

Na abordagem você nunca vai perguntar coisas como:

  1. Você já faz tráfego pago?
  2. Com quem você está fazendo tráfego?
  3. Como você está fazendo Google Ads?

As perguntas certas são:

  1. Como está o seu volume de vendas?
  2. Como está a captação de novos clientes?
  3. Quantos novos clientes você capta pela internet?

Você vai perceber que muitas pessoas e empresas sobrevivem até hoje do boca-a-boca, de indicação.

Elas não sabem que existe a possibilidade de ter um volume previsível de pessoas que vão procurar pelos seus serviços todos meses e que algumas destas pessoas vão virar novos clientes. Por isso, esse deve ser o seu discurso para abordar um cliente novo.

Porque é isso que enche os olhos das pessoas, elas não querem saber se você vai usar Google ou Facebook. Elas querem clientes, querem dinheiro e é esse ponto que você precisa apresentar: tocar na dor/dificuldade da pessoa para oferecer o seu serviço de Google Ads como solução do problema.

Você vai mostrar o que acontece, diretamente na tela do seu celular, quando alguém procura por alguma palavra-chave relacionada ao serviço desta empresa que você está abordando no Google.

Use palavras óbvias ligadas a clínicas odontológicas e de estética como “dentista”, “clínica de estética”, pergunte algum tratamento que estes locais oferecem e faça a busca até aparecer concorrentes que já anúnciam.

Você vai mostrar estes concorrentes, vai deixar claro os clientes que a empresa deste dono(a) de negócio está perdendo por não estar anunciando na rede de pesquisa do Google.

Você vai explicar que o comportamento da maioria das pessoas quando elas precisam de algo é procurar no Google e que não anunciar ali é perder dinheiro.

Pronto.

Agora você tem o segmento de mercado e a abordagem que você vai utilizar para convencer estas empresas a te contratarem.

É normal que você receba mais não do que sim, então já fique preparado se isso acontecer.

Continue abordando a maior quantidade de negócios que você conseguir até encontrar o seu primeiro cliente.

Depois de aprender como qual tipo de cliente abordar e como abordar você vai precisar ver, quanto cobrar pelo seu serviço, e o mais importante: