Onboarding: entendendo o que o seu cliente quer anunciar no Google Ads

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Agora que as contas estão criadas, os acessos vinculados e a inscrição no Google Partner feita, chegou o momento de você entender o que o seu cliente quer anunciar no Google Ads.

Neste documento, você saberá o que ele deseja alcançar com o Google Ads, quais resultados ele espera e qual a maneira mais eficiente de criar uma campanha alinhada a tudo isso.

E para te ajudar nisso, criei um modelo de briefing que funciona como questionário. Assim, você poderá entrevistar o seu cliente na reunião de onboarding

Disponibilizarei gratuitamente o download desse modelo de briefing ao fim deste post. Mas antes, dê só uma olhada em algumas das perguntas que você encontrará.

1 – Quais são os serviços ou produtos que o seu cliente quer anunciar no Google Ads?

Parecem perguntas iguais, não é mesmo? Mas não são! E é muito importante que haja essa distinção entre elas pelos seguintes fatos: 

Às vezes, o cliente oferece vários serviços ou produtos diferentes, mas não necessariamente ele terá verba para divulgar todos eles. 

Pode ser também que nem todos os serviços ou produtos sejam lucrativos o suficiente para justificar o investimento. 

Então, o objetivo dessas duas perguntas é identificar tudo o que o cliente tem para oferecer e de tudo o que de fato ele irá oferecer. Esse é o momento de priorizar o que realmente trará melhores resultados para o início da estratégia.

Oriente o seu cliente

Isso é muito importante para que você faça uma gestão da verba de investimento com muito mais qualidade. 

É muito comum quando o seu cliente quer anunciar no Google Ads, ele ter uma quantidade limitada de investimento. E caso você pulverizar usar essa verba em muitos produtos, o resultado pode ser inexpressivo.

Assim, é preferível que você concentre uma verba maior em um serviço específico, que gere um ticket maior e represente um faturamento interessante para o cliente. 

2 – Existe algum serviço ou produto que você não trabalha e as pessoas entram em contato por engano? 

Por exemplo, o cliente trabalha somente com aluguel de equipamentos e não venda. Dessa forma, a palavra “venda” pode ser negativa para a campanha. 

O objetivo dessa pergunta que você identifique possíveis palavras negativas e entenda como usá-las ao seu favor do seu trabalho, já que é imprescindível mostrar resultados quando o seu cliente quer anunciar no Google Ads.

Se você é uma pessoa que estiver buscando pelo aluguel, você não quer aparecer essa pessoa porque muito provavelmente ele não vai converter, gerando apenas gasto no seu valor investido. 

3 – Quais são os principais problemas enfrentados?

Pergunte ao seu cliente como ele tenta resolver os problemas mais comuns que aparecem. Isso que vai te auxiliar na geração de copywriting mais chamativos, focando diretamente no problema de quem tá buscando uma solução. 

Isso faz com que o CPR aumente consideravelmente. 

4 – Qual que é a área geográfica de atuação da empresa?

Para você delimitar o espaço em que os seus anúncios irão aparecer, qual cidade, qual região, principalmente para grandes cidades, é importantíssimo ter essa informação muito bem alinhada com o seu cliente.  

Não necessariamente uma pessoa do outro lado da cidade vai fazer uma visita presencial na empresa do seu cliente naquele momento que seu cliente quer anunciar no Google Ads.

Então, uma campanha regional, em locais mais próximos da empresa, possa fazer muito sentido.

Essas são apenas algumas das perguntas que você encontrará no questionário de briefing. Lá você também verá sobre período de exibição dos anúncios, diferenciais do negócio, tipos de pagamento oferecido e muito mais.

Clique para baixar grátis o briefing para clientes Google Ads e crie campanhas com muito mais sucesso!