fbpx

Qual o papel dos eventos no Google Analytics?

qual-o-papel-dos-eventos-no-google-analytics

O grande papel dos eventos no Google Analytics é sua capacidade de mensurar determinadas interações de um visitante com o conteúdo do seu site. 

Eles servem para categorizar diferentes ações que uma pessoa faz, e você é quem define quais ações devem ser medidas ou não para uma análise posterior, como cliques, rolagens de página e até tempo gasto numa página.

Vejamos a seguir como podemos nos beneficiar dos eventos criados no google analytics.

Usando eventos no Google Analytics para otimização de dados

Suponha que você possui uma landing page e, ao final dela,exista um botão para envio de Whatsapp, outro para ligação e um formulário de contato em caso de dúvidas. Você quer analisar quantas interações cada uma dessas opções recebeu, ou seja, qual delas tem uma eficiência melhor em comparação com as outras.

Essa análise somente é possível quando você configurar eventos no Google Analytics. Sempre que alguma dessas opções forem utilizadas, um novo evento pode ser criado e você conseguirá analisá-los no relatório Comportamento > Eventos, agrupados por categoria, ação e rótulos que definir.

Nesse cenário hipotético, é possível visualizar que o botão de contato por Whatsapp, em um período de 30 dias, teve mais conversões comparado às outras formas contato.

Quais os benefícios de rastrear eventos

Além de analisar as ações que os usuários fazem, outro papel dos eventos no Google Analytics, é de criar listas de remarketing e metas a partir das categorias, eventos e rótulos dos eventos.

Dessa forma, o nível de segmentação que pode ser utilizado em suas campanhas de Google Ads aumenta consideravelmente, contribuindo para um melhor ROI da campanha.
Quer aprender como realizar essa mensuração de eventos? Acompanhe no post como configurar os eventos no Google Analytics