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Desafios e oportunidades do marketing digital 2020

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Os desafios do marketing digital em 2020 são grandes para quem é empreendedor na área, quer seja como agência, consultor ou até mesmo para aqueles que estão começando. Pensando assim, irei compartilhar um pouco de como foi a trajetória com a minha própria empresa, a Lambda. 

Por isso, abordarei aspectos desde o início de tudo até o ponto em que ela chegou hoje em dia. Vamos começar falando então sobre as oportunidades e desafios, e depois te apresentarei os dados de uma pesquisa fantástica sobre a área. Me acompanha?

O início de tudo: Desafios do marketing digital

A Lambda nasceu há um ano e meio atrás como uma agência de marketing full service. Coloquei toda a minha expertise na área de tecnologia, juntei os meus conhecimentos em marketing e me lancei no mercado, oferecendo todos os serviços possíveis que uma agência de marketing poderia.

Na época, escolhi ser uma agência full service devido às várias oportunidades disponíveis no mercado. Para entrar no ramo, eu não precisava de muito: um computador com acesso à internet e o meu conhecimento. Pronto!

Dados da pesquisa sobre os desafios do marketing digital

Para entender melhor essa tendência do mercado, a Resultados Digitais junto da Rock Content fizeram uma pesquisa de nível nacional para analisar o que os empreendedores de marketing digital estão querendo alcançar. 

Assim, essa pesquisa tão robusta envolveu mais de 1400 agências de marketing digital ou empresas que oferecem serviços relacionados. Veja só!

Highlights da pesquisa

Alguns dados obtidos na Pesquisa de Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil valem um destaque na sua atenção: 

  • 95% das agências de comunicação de todo o país oferecem algum tipo de serviço de marketing digital;
  • 50% atuam a nível nacional; 
  • 59% atendem pequenas empresas;
  • 44% são especializadas em algum nicho de mercado.

Em relação a novos clientes, como que essas agências fazem para captar novas oportunidades para dentro de suas empresas?

  • 72% desses novos clientes vem através de esforços do próprio sócio; 
  • 75% vem através de indicações;
  • 56% vem através de parceiros. 

Contudo, o que podemos concluir sobre esses índices é que a maior parte das agências não fazem o dever de casa, ou não praticam aquilo que ensinam. É o famoso santo de casa não faz milagre

Eles acabam vindo de indicações boca a boca, recomendação de parceiros ou prospecção do próprio sócio. O que torna o processo de escala muito lento

Sobre o modelo de precificação

80% das agências trabalham no formato de fee fixo, ou seja, eles oferecem um pacote de serviço para o cliente e tem uma remuneração mensal para isso. 

Porém, 47% dessas agências já trabalham no formato de entregas pontuais: combinam um serviço com o cliente, fazem a entrega e são remunerados por isso. 

Mas no que implicam essas diferenças? 

No fee fixo, existe a possibilidade de se planejar, tanto para o cliente, quanto para a equipe. Isso gera mais segurança na entrega do serviço para o próprio empresário.

Sobre os serviços oferecidos pelas empresas

80% delas trabalham com compra de mídia. Isso quer dizer que eles fazem campanhas de Facebook Ads, Google Ads, dentre outras. 

Igualmente, 80% também trabalham com gestão de mídias sociais, publicação de conteúdo, de texto ou de imagem. 

E 71% trabalham com e-mail marketing para realizar a comunicação com os clientes.

Assim, com esses dados iniciais, podemos notar que a maioria das empresas ofertam o mesmo tipo de serviço. Exatamente o mesmo! A única coisa que difere está na qualidade do trabalho prestado. E é nesse ponto que moram as boas oportunidades.

72% dos empreendedores na área de marketing digital dizem que o mercado tem muitas oportunidades, e isso é verdade! 

Reflita: todo ecossistema corporativo que você conhece atualmente deseja investir nessa área, pois ele entende, ainda que minimamente, a importância desses serviços para o sucesso da empresa. Isso representa potenciais clientes para os seus serviços! 

Números e resultados do marketing digital em 2020

48% das empresas analisadas acreditam que a mensuração de resultados é uma habilidade de fácil domínio. Leitor, eis a verdade: a grande maioria não sabe como mensurar resultados!

Principais desafios encontrados 

43% deles afirmam que é difícil comprovar o valor do serviço desenvolvido para os clientes. Sejamos francos: o que o cliente espera de uma agência de marketing digital é o aumento do lucro mensal. Ele espera que a empresa contratada encha a loja, faça o telefone não parar de tocar e triplique o seu faturamento mensal. 

É por isso que muitas pessoas não conseguem comprovar esse valor porque de fato elas não estão entregando. 40% dessas pessoas dizem que o principal desafio do mercado é que o cliente não entende o que realmente é marketing digital.

Esses são apenas alguns dos vários indicadores levantados por essa pesquisa realizada pela Resultados Digitais e pela Rock Content. Para acessar os dados completos, clique aqui!

A grande verdade é que estamos vivendo a era do digital onde todo mundo quer ser a grande estrela. Mas será que é dessa forma que o serviço deve ser apresentado? Sabendo que a resposta é “não”, como você pode mostrar valor para que o cliente te contrate e entenda os desafios do marketing digital que estão por vir?